4ª edição da OJU – Roda Sesc de Cinemas Negros traz produções como ‘Malês’ e ‘Milton Bituca Nascimento’; veja os destaques

0
4ª edição da OJU – Roda Sesc de Cinemas Negros traz produções como ‘Malês’ e ‘Milton Bituca Nascimento’; veja os destaques
Fotos: Divulgação

A OJU – Roda Sesc de Cinemas Negros chega à sua 4ª edição celebrando a potência da negritude nas telas. Entre 3 e 11 de setembro, a mostra ocupa unidades do Sesc na capital, Grande São Paulo, interior, litoral e também o campus da Universidade Zumbi dos Palmares, com uma programação que reúne filmes, debates, oficinas, rodas de conversa e shows, quase sempre gratuitos e abertos ao público.

A abertura acontece no Cinesesc, no dia 3/09, às 20h, com a pré-estreia de Suçuarana (2024), de Clarissa Campolina e Sérgio Borges. O longa acompanha Dora, uma mulher de espírito nômade que percorre estradas brasileiras em busca de uma terra misteriosa citada por sua mãe.

Notícias Relacionadas


Entre os destaques da programação estão longas que reforçam a memória e a força do cinema negro. Malês, dirigido e estrelado por Antônio Pitanga, inspirado na Revolta dos Malês – a maior revolução organizada por pessoas negras escravizadas no Brasil; Kasa Branca, de Luciano Vidigal, premiado no Festival Internacional de Cinema de Torino; e Milton Bituca Nascimento, de Flavia Moraes, que acompanha a turnê de despedida de um dos maiores nomes da música brasileira.

A mostra também traz Brasiliana: o Musical Negro que Apresentou o Brasil, de Joel Zito Araújo, eleito melhor projeto de documentário no Brasil Cinemundi 2017; e Os Afrosambas: O Brasil de Baden e Vinicius, de Emílio Domingos, que revisita o processo criativo do clássico álbum de Vinicius de Moraes e Baden Powell.

Além dos longas, a OJU apresenta 10 curtas-metragens de diferentes regiões do país, mostrando a pluralidade e a descentralização da produção audiovisual negra.

A mostra vai além das telas e promove encontros de formação e debate. No Sesc 24 de Maio, acontece a roda de conversa Representatividade, Subjetividades e Narrativas Negras, com Vivi Pistache, Rosane Borges e Joyce Prado. Já no Sesc Bauru, o tema Produção Independente no Cinema Negro Contemporâneo reúne Fagner Bruno, Eddie Mansan e Thainara Pereira. O Centro de Pesquisa e Formação do Sesc (CPF) recebe ainda a mesa Festivais e Mostras de Cinema Negro, com Joel Zito Araújo, Thais Scabio e Fernanda Lomba.

No Cinesesc, 14 dos 25 filmes selecionados serão exibidos. Entre eles, o documentário Luiz Melodia – No Coração do Brasil, dirigido por Alessandra Dorgan, que celebra a vida e a obra do cantor e foi indicado ao Prêmio Grande Otelo do Cinema Brasileiro.

Idealizada pelo Sesc São Paulo, a OJU é um espaço de celebração e reflexão, onde o cinema se conecta com o fortalecimento das identidades negras e à construção de experiências mais democráticas e acessíveis para diferentes públicos.

Veja aqui a programação completa!

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display