Desde 2018, o Movimento Orgulho Crespo celebra o 26 de julho como o Dia do Orgulho Crespo no Estado de São Paulo por meio da Lei 16.682, criada em parceria com a Deputada Leci Brandão a fim de instigar a visibilização de pautas acerca da estética afro-brasileira.
A data é fruto de uma mobilização nas redes sociais que, em 26 de julho de 2015, levou cerca de mil pessoas à 1ª edição da Marcha do Orgulho Crespo, na Avenida Paulista. Após alguns anos de encontros presenciais, o evento ganhou uma versão online que acontecerá nesta segunda-feira (26), às 18h, pelo canal da Marcha do Orgulho Crespo Brasil, no YouTube.
Notícias Relacionadas
Aaron Pierre sobre interpretar o jovem Mufasa: "É uma honra dar voz ao que me fez sentir 'visto, ouvido e incluído' na infância"
Conta '@vp' é assumida por atual vice-presidente dos EUA no Instagram e Kamala Harris ajusta perfil na rede social
Com o objetivo de incentivar a livre expressão do cabelo natural, a representatividade e o empoderamento de pessoas negras na sociedade, o Movimento – em parceria com Meu Cabelo Natural e a Liga das Crespas e Cacheadas – reuniu nomes de peso para mediar debates e comentar pautas de relevância para a comunidade.
Participam da programação a fundadora do Movimento Black Money, Nina Silva; a escritora, fundadora e diretora da Piraporando, Janine Rodrigues;as empreendedoras Thais Ramos, CEO da De Benguela; Carla Carvalho, CEO do Meu Cabelo Natural; Sheila Makeda, CEO Makeda Cosméticos; dentre outras.
Com apresentação da jornalista e apresentadora Karen de Souza, o evento discutirá temas como os desafios do afroempreendedorismo com mulheres negras que se destacam no mercado de beleza afro, transição capilar, saúde e cuidados capilares.
“Em um país majoritariamente negro, o nosso cabelo natural, seja ele crespo ou cacheado, é um símbolo que transcende as fronteiras da beleza e da chamada ‘moda’. Por isso, enquanto movimento, queremos ressignificar essa potente ferramenta de afirmação da identidade. Iniciativas como essa reforçam a importância da autoestima, do respeito à diversidade e da liberdade de expressão orgulhosa e cotidiana da nossa estética afro-brasileira, que é linda e vivaz”, pontua Thaiane Almeida, organizadora do evento e uma das criadoras do Movimento Orgulho Crespo.
Para mais informações sobre a programação, participantes e temáticas, acesse as redes sociais do Orgulho Crespo no facebook.com/orgulhocrespobrasil e no Instagram @orgulhocrespobr
SERVIÇO
Evento: Dia do Orgulho Crespo
Data: 26 de julho de 2021
Horário de início: 18h
Canal: YouTube Marcha do Orgulho Crespo Brasil
Inscrição: Gratuita via Sympla
Descrição: Um evento para celebrar o cabelo crespo, a estética afro-brasileira e refletir sobre preconceitos, desigualdades e possibilidades. Reunindo especialistas em estética negra para discutir, difundir conhecimentos e dialogar com a comunidade sobre assuntos relativos ao cabelo crespo e à negritude.
Notícias Recentes
Aldis Hodge desponta como favorito dos fãs para ser o novo Pantera Negra
Aaron Pierre sobre interpretar o jovem Mufasa: "É uma honra dar voz ao que me fez sentir 'visto, ouvido e incluído' na infância"