Hoje, um dos grandes nomes na luta antirracista da história Malcom X completaria seus 95 anos, ele que sofreu com um sistema racista desde sua infância, até sua morte, dedicou muitos de seus dias na luta pela independência dos afro-americanos.
Após uma traumatizante infância e juventude em que Malcom teve a sua casa incendiada e a família perseguida por supremacistas branco seguido do assassinato do seu pai e a internação de sua mãe, na juventude Malcom foi preso em Nova York por roubo e foi sentenciado a 11 anos de prisão, onde tudo mudou.
Notícias Relacionadas
Toni Vaz, ativista e fundadora do NAACP Image Awards, principal premiação do entretenimento negro dos EUA, morre aos 101 anos
Tainara Ferreira é escolhida como embaixadora do Brasil na Africa Fashion Week, em Londres
Na prisão, Malcom estudou diversas áreas do conhecimento e daria início a uma nova fase de sua vida, em que lutaria arduamente pelos direitos dos negros do país.
Hoje, 55 anos após o seu assassinato ainda temos muito o que aprender com a luta e história de Malcom X. Confira excelentes sugestões de filmes e documentários que narram a vida do ativista.
Malcom X– Filme produzido por Spike lee lançado em 1992 que conta a história da vida de Malcom e toda a sua trajetória, desde sua vida no crime até a conversão ao Islã, incluindo flashbacks da infância do ativista.
O filme teve indicações ao Oscar, Globo de ouro e foi considerado “culturalmente, historicamente, ou esteticamente significante” para a preservação na National Filme Registry dos EUA.
Outra boa opção para os que preferem entender a morte do ativista, com maiores detalhes e informações.
Em fevereiro deste ano, a Netflix lançou o documentário “Quem matou Malcom X?” a série de 6 episódios, mostra arquivos exclusivos e a investigação independente do historiador e ativista Abdur-Rahman Muhammad.
Notícias Recentes
Em dia de eleições nos EUA, Beyoncé lança clipe “Beywatch”, homenageia Pamela Anderson e incentiva voto
'Os Quatro da Candelária' e as Paternidades Negras: Um olhar humanizado para os cuidados dos homens negros