A Câmara dos Deputados homenageou nesta quarta-feira, 13, a jornalista Zileide Silva, da TV Globo, com o Prêmio Glória Maria de Jornalismo, concedido pela primeira vez desde sua criação em 2023. Em cerimônia no plenário da Casa, a repórter e âncora foi agraciada com a medalha do prêmio, que reconhece profissionais com destaque no jornalismo brasileiro.
O processo de escolha da premiada envolveu indicações das lideranças partidárias, com a decisão final aprovada pela Mesa Diretora da Câmara. A premiação contou com a presença de Laura Matta, filha da jornalista Glória Maria, ícone do telejornalismo nacional, cuja trajetória inspirou a criação do prêmio. “Esse prêmio é um reconhecimento ao trabalho dela. E ganhar esse prêmio me deixa orgulhosa demais”, afirmou Zileide em seu discurso.
Notícias Relacionadas
Filha de um mestre de obras e de uma dona de casa, Zileide Silva nasceu em São Paulo, onde iniciou sua carreira jornalística em 1978. Dez anos depois, ingressou no jornalismo político e econômico, que consolidaria sua trajetória profissional. Em 1997, foi contratada pela TV Globo e designada à cobertura política em Brasília, onde acompanhou os principais acontecimentos no Congresso e no Planalto, incluindo a cobertura de todos os presidentes eleitos desde a redemocratização.
“Em um momento de ameaças à democracia, a criação deste prêmio é um símbolo importante, reconhecendo o compromisso ético e a postura equilibrada que são a base do jornalismo”, declarou Zileide.
Zileide Silva também foi correspondente internacional da TV Globo em Nova York e cobriu eventos marcantes, como os atentados de 11 de setembro de 2001. Na ocasião, anunciou ao país a responsabilização da Al Qaeda e de Osama Bin Laden pelos ataques, consolidando sua figura como “testemunha ocular da história”.
O evento, que celebrou a trajetória de Zileide e Glória Maria, teve mensagens da deputada Maria do Rosário (PT-RS) e de outros parlamentares, destacando o exemplo da premiada para novas gerações e sua relevância para o jornalismo brasileiro.
Ao longo de sua carreira, Zileide foi reconhecida por prêmios como o Comunique-se e o +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira. Ela representa, para o público e para colegas, um símbolo de ética e de perseverança no jornalismo nacional.