No próximo dia 2 de outubro, a atriz Zezé Motta estará de volta às telas da TV Globo. Ela é a protagonista de “Falas da Vida”, o quarto episódio da série antológica “Histórias Impossíveis”, que será exibido na semana do Dia Nacional do Idoso e do Dia Internacional da Terceira Idade, após a novela ‘Todas As Flores’. O especial, que também terá como protagonista a atriz Andrea Beltrão, traz à tona uma profunda reflexão sobre a passagem do tempo, as condições de trabalho na maturidade e a jornada das mulheres maduras na sociedade contemporânea.
Zezé Motta interpreta Bex, uma personagem misteriosa que entra na vida de Meire, vivida por Andrea, uma motorista de aplicativo prestes a completar 60 anos. O encontro entre essas duas mulheres de diferentes dimensões promete mexer com as convicções de Meire, desencadeando uma série de reflexões sobre sua própria vida e o envelhecimento.
Notícias Relacionadas
O episódio aborda temas atuais e relevantes, como o amadurecimento, os novos modelos e oportunidades de trabalho para pessoas acima dos 60 anos, além de promover a sororidade entre mulheres de diferentes gerações. A diretora artística da antologia, Luisa Lima, destaca que a trama busca ressignificar a compreensão do envelhecimento sob a perspectiva feminina, explorando a rede de apoio entre mulheres e a vivência amorosa da mulher madura.
A história tem início com Meire, uma ex-motorista de ônibus que encontrou na profissão de motorista de aplicativo uma forma de se manter ativa e sustentar sua família. Entretanto, à medida que ela se aproxima do marco dos 60 anos, enfrenta o desconforto da passagem do tempo e a pressão social que recai sobre mulheres maduras no mercado de trabalho. É nesse contexto que Bex, surge na vida de Meire. A personagem de Zezé representa uma dimensão metafísica, experimentando o tempo e o espaço de maneira singular. Seu encontro com Meire permite que esta última enxergue sua própria vida com maior sensibilidade e clareza, desafiando suas concepções sobre o envelhecimento.
Na noite marcada por encontros impensáveis, mal sabe Meire que seu carro receberá a figura de Bex, uma senhora de outra dimensão, que promete mexer com suas convicções. A cada desabafo da motorista, novas perspectivas emergem da parte de trás do veículo, em diálogos cheios de simbolismo e cenas que misturam suspense e fantasia ao real. “Bex é uma passageira de outra dimensão, que experiencia o espaço e o tempo de uma forma mais metafísica. Seu encontro com a Meire possibilita que a motorista tenha uma percepção mais sensível sobre sua vida e o seu processo de envelhecimento, afinal, o que importa, não é como os outros a veem, mas sim como ela se sente e se enxerga de fato”, observa a diretora e escritora Renata Martins.
“A Bex encara a idade com leveza, sabedoria, otimismo, com um sorriso. Ela passa ao lado desse preconceito e é um exemplo de como envelhecer bem. Bex se diverte, porque ela surpreende a Meire o tempo inteiro. Tem momentos em que Meire fica até chocada com a postura dela diante da vida. Com o comportamento, com as falas, ela acrescenta muito à vida da Meire”, reflete Zezé Motta.
A obra criada e escrita por Renata Martins, Grace Passô e Jaqueline Souza, escrita com Thais Fujinaga, Hela Santana, Graciela Guarani e Renata Tupinambá, aborda temas como amadurecimento, novos modelos e oportunidades de trabalho para o grupo 60+ e sororidade. Diretora artística da antologia, Luisa Lima assinala que o episódio busca ressignificar a compreensão do envelhecimento sob a ótica feminina. “Explorando a rede de apoio entre mulheres, o diálogo intergeracional, bem como a vivência amorosa da mulher madura, o episódio busca lançar luz sobre um tema universal e tão sensível às mulheres, abrindo ainda espaço para falar das condições do trabalho na vida contemporânea”, comenta a diretora.