Mundo Negro

Zâmbia Brand é a única marca negra a representar o Brasil em renomada feira de moda e acessórios em Nova Iorque

Foto: Divulgação

A Zâmbia Brand é a única marca brasileira, liderada por uma mulher negra, que estará presente no COTERIE, uma das mais renomadas feiras de moda e acessórios dos Estados Unidos, realizado em Nova Iorque, entre os dias 22 e 24 de setembro. Ao todo, são mais de 1.000 marcas que têm a oportunidade de exibir suas últimas coleções a um público composto por compradores, varejistas, especialistas do setor, influenciadores, representantes da mídia e estilistas. 

A designer de moda Vivian Ramos é a fundadora da marca e enfatiza a historicidade das peças e comemora a disseminação das suas criações de forma nacional e internacional. “Hoje, vejo minhas criações espalhadas por todo o Brasil e até mesmo em outros países. Cada peça carrega consigo uma história, um pedacinho de mim e das mulheres que me inspiraram”, pontua.

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A COTERIE está consolidada no calendário de compradores internacionais, com presenças já confirmadas de grandes nomes como Atlantis Resorts, Bergdorf Goodman, Boyd’s, Fenwick, Four Seasons Resorts, Michelle Farmer, Nordstrom, The Real Real, entre outros. O evento conta com marcas dos Estados Unidos, Colômbia, Brasil, França, Itália e diversas outras regiões, e já está na fase de preparativos finais para apresentar suas coleções Spring Summer 2025 ao mercado internacional.

Foto: Divulgação

“Participar deste evento é uma vitória para toda a comunidade negra, para aquelas pessoas que têm talento, mas não tem oportunidades. Elas precisam ser vistas”, acrescenta.

Ela explica ainda que, desde pequena, presenciou os trabalhos manuais produzidos por sua mãe e outras mulheres do território. “A arte manual sempre esteve presente em minha vida, influenciada pela minha mãe, uma professora e artesă. Cresci em Belford Roxo, no Rio de Janeiro, onde muitas mulheres se dedicam ao artesanato, dessa forma encontrei inspiração para criar a Zâmbia”, destaca Vivian.

Artesã, mulher negra e entusiasta da moda desde a infância, Vivan reforça que a empresa celebra uma cultura ancestral com ênfase no protagonismo da mulher negra. “Em nossas criações destaca-se o design, a exuberância e uma forte identidade conectada aos nossos valores, proporcionando força, beleza e autenticidade para quem veste”, explica.

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