Mundo Negro

Xuxa questiona IA se sendo uma pessoa branca poderia dizer que gostaria de ter nascido negra

Foto: Reprodução/ID_BR

No último domingo, 26, Xuxa Meneghel esteve presente na 7ª Edição do Prêmio Sim à Igualdade Racial, promovido pelo Instituto ID_BR (@id_br). Durante a cerimônia, a apresentadora participou de uma esquete que relembrou suas antigas declarações sobre raça, nas quais ela dizia que gostaria de ter nascido negra. Na ocasião, ela perguntou à Deb, Inteligência Artificial criada para auxiliar em assuntos relacionados à questões de diversidade e inclusão se era correto dizer que ela gostaria de ter nascido uma mulher negra.

Ela lembrou que é sempre julgada por dizer que gostaria de ter nascido negra. Na ocasião, a tecnologia escreveu: “Xuxa, não é que você não pode, mas talvez não poderia falar isso sem uma ressalva sobre todo o contexto de uma vivência feminina negra. Há opressões, obstáculos e uma série de situações discriminatórias que uma mulher negra pode passar, que torna a existência dela muito mais difícil. Sua fala só enxerga uma bela superfície”, respondeu @ChamaADeb.

Notícias Relacionadas


Em 2021, durante o programa Super Bonita, no GNT, apresentado por Taís Araújo, ao ser questionada como gostaria de vir ao mundo se pudesse nascer outra vez, ela respondeu: “Ah, Taís, eu gostaria de vir com a tua cor, teu cabelo, a tua pele”, afirmou. Na ocasião, Taís interrompeu dizendo: “Amor, não é bolinho não, hein. Quer mesmo? Vir preta não é mole não”.

Além disso, Xuxa também revisitou a letra da canção “Brincar de Índio”, de 1988, cujo conteúdo foi analisado por Deb. A inteligência artificial trouxe explicações detalhadas sobre os problemas da letra: “Não se fala mais índio, se fala indígena. Atualmente, entendemos que o termo ‘indígena’ é mais adequado, porque ‘índio’ generaliza os povos originários. Foi só um termo que os colonizadores deram em um total desprezo com as culturas e línguas que já estavam aqui. Indígenas não fazem barulho. Indígenas são mais de 300 povos que falam várias línguas e tem várias formas de expressões de suas etnias que precisamos aprender, Xuxa”

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

Sair da versão mobile