Mundo Negro

Websérie sobre primeira infância com foco no universo das africanidades ganha 2º temporada

Foto: Divulgação

A partir do dia 10 de março, quarta-feira, famílias pretas com crianças na primeira infância terão um novo conteúdo educacional na internet: a websérie “Como fazer”. Desenvolvida pelo Alfa bantu, coletivo que atua na área de educação e tecnologia que fomenta o diálogo entre Brasil e África por meio da língua portuguesa, a websérie conta com quatro capítulos inéditos e já estão disponíveis no canal do Youtube e site Alfabantu 

“Nossa proposta é pautar a infância como etapa que possibilita às crianças construírem memórias afetivas e socioculturais importantes para sua formação, além de oferecer subsídios para pais, educadores e todos os interessados”, declara Odara Dèlé.

Notícias Relacionadas


Cada episódio tem em torno de 25 a 30 minutos, No primeiro episódio, a instrutora do coletivo Rekhet Yoga ao lado de FurahaImani irá explicar sobre os benefícios e importância da Yoga Kemetic, uma prática ancestral africana que trata de desequilíbrios internos como depressão, transtornos alimentares, enfraquecimento do sistema imunológico entre outros.

O segundo episódio conta com a participação de Priscila Obaci respondendo uma pergunta importante aos pais: Como inserir a consciência corporal desde a primeira infância? A atriz, dançarina, poeta e bacharel em Comunicação das Artes do Corpo é uma das grandes referências no assunto de dança materna, que se tornou uma possibilidade de conexão entre o ventre e o mundo a partir desse templo sagrado chamado corpo.

“Como fazer para discutir diversidade sexual desde a primeira infância?” é o tema abordado por Elania Francisca, Consultora em Sexualidade Infantojuvenil. Por fim, Jairo Pereira, cantor, compositor, ator e poeta, traz a tona o tema de paternidade preta, como inseri-la de forma mais saudável desde a primeira infância.

A proposta da websérie ganhou força com o crescimento por busca de conteúdos educacionais online durante o período de isolamento social. O objetivo é dialogar e refletir sobre a primeira infância de maneira que diferentes públicos possam acessar, compartilhar e repostar.

A primeira temporada foi lançada ainda no primeiro semestre, com seis episódios e convidados especiais, entre eles,  Sidnei Barreto,  Luciana Braga  e   Pedro Hartung, com temas como  consumismo na infância e depressão precoce.

Mais informações:

Youtube

Site

Instagram

Sobre a Alfa bantu

Criada em 2016, a Alfa bantu é uma produtora de conteúdos determinada a discutir e refletir sobre a primeira infância voltada ao entretenimento, educação e cultura africana e afro-brasileira. Em 2017, ganhou notoriedade ao lançar um aplicativo que estimula crianças que estão no processo de alfabetização por meio de jogos digitais ligados a língua falada kimbundu, apresentando jogos literais, inventário de vocabulários, ilustrações de pronúncias e palavras faladas no cotidiano com animações.

 A educadora e escritora Odara Dèlé começou a Alfa bantu para atender demandas educacionais nas instituições periféricas da zona norte de São Paulo com olhares voltados para a transformação social. Iniciou pesquisas tendo como foco a cultura e a língua do povo bantu, especialmente o kimbundu. As pesquisas promovidas pelo grupo buscam apreender e trazer à tona a importância dos conhecimentos africanos para se compreender e viver a negritude na sociedade brasileira urbana e contemporânea. Em função disso, o coletivo Alfabantu tem como proposta a religação com a cultura africana a partir dos povos bantu, proporcionando uma leitura real desse povo e de sua cultura como forma de reconhecer a presença africana em nossa realidade e, assim, podermos melhor compreender nossa própria identidade. 

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

Sair da versão mobile