Alexandre da Silva Santana, mais conhecido como Babu Santana, se prepara para um novo desafio em sua trajetória: a candidatura a vereador do Rio de Janeiro pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL). Aos 44 anos, o ator, diretor e um dos principais expoentes da cultura carioca, anunciou na quarta-feira, 14, que vai concorrer a uma vaga na câmara municipal da capital carioca para “lutar para que mais pessoas tenham essa chance”.
Em uma publicação no Instagram, o ator contou que está “vivendo um sonho” e lembrou de sua trajetória a favor da arte e da cultura: “Durante toda a minha vida eu vivi em prol da arte e da cultura. E hoje, ao olhar essa foto me lembrei de como a arte mudou minha vida. Cresci no morro do Vidigal, enfrentando desafios que muitos conhecem de perto. E foi o teatro, a arte e a cultura que me deram a força e a oportunidade de ser quem sou hoje”, destacou ele.
Notícias Relacionadas
Agora, ao entrar na corrida eleitoral, Babu Santana afirmou que pretende levar sua experiência de vida e seu histórico de lutas para o cenário político: “quero retribuir e transformar outras vidas como a minha foi transformada”, escreveu.
Nascido e criado no Morro do Vidigal, Babu começou sua trajetória no teatro, integrando o grupo cultural Nós do Morro, onde não apenas atuou, mas também dirigiu diversas produções. A iniciativa, criada na comunidade do Vidigal, foi responsável por revelar o talento de muitos jovens da periferia, oferecendo-lhes uma plataforma para expressar suas vozes e histórias.
Sua estreia no cinema se destacou em filmes como ‘Uma Onda no Ar’ e ‘Cidade de Deus’, ambos de 2002, que exploraram diferentes facetas da vida nas favelas cariocas. Aclamado por sua versatilidade, Babu consolidou sua carreira com o papel de Tim Maia na cinebiografia lançada em 2014, uma atuação que lhe rendeu prêmios e reconhecimento como um dos grandes nomes de sua geração.
Na televisão, Babu participou de produções de sucesso como Paraíso Tropical (2007), I Love Paraisópolis (2015) e Novo Mundo (2017). No entanto, foi sua participação na 20ª edição do Big Brother Brasil, em 2020, que o transformou em um ícone popular. Babu conquistou o público ao defender causas sociais e tornou-se um símbolo de resistência contra o racismo e as desigualdades sociais.
Após o reality show, continuou a expandir sua atuação na cultura. Em 2022, assumiu a direção do Nós do Morro, dedicando-se à formação de novos talentos, enquanto seguia atuando em projetos televisivos e cinematográficos. Em 2024, foi uma das estrelas do filme Oeste Outra Vez, de Erico Rassi, e recentemente foi homenageado na calçada da fama do 52º Festival de Cinema de Gramado.