O cinema brasileiro começou 2025 com motivos para comemorar. No palco da cerimônia do Globo de Ouro, Viola Davis anunciou o prêmio de “Melhor Atriz em Filme de Drama” para a brasileira Fernanda Torres.
Fernanda Torres wins the #GoldenGlobe for best performance by a female actor in a motion picture — drama. https://t.co/NjoSZaUKEu pic.twitter.com/80gjzalgjZ
Notícias Relacionadas
Espetáculo “Mãe Baiana”, que homenageia Helena Theodoro, primeira doutora negra do Brasil, estreia no CCBB SP McDonald's desiste de práticas de diversidade após decisão da Suprema Corte dos EUA Cynthia Erivo, Keke Palmer e Kendrick Lamar estão entre os principais indicados ao NAACP Image Awards
— Variety (@Variety) January 6, 2025
Antes de anunciar o nome de Torres, Viola Davis afirmou que as atrizes que concorriam na categoria eram “forças da natureza”: “É uma grande honra e privilégio estar aqui (…). E celebrar o talento excepcional das mulheres indicadas à atriz em filme de Drama. Não há dúvidas de que todas vocês nos deram atuações estelares. No entanto o que me vem a mente é a palavra icônicas. Nicole, Pamela, Fernanda, Angelina, Tilda e Kate. Continuo impressionada com seu brilhantismo e como se redefinem na tela. Vocês não são apenas atrizes, são forças da natureza moldando a história do cinema”.
Ao receber o prêmio por interpretar Eunice Paiva no longa “Ainda Estou Aqui”, Fernanda Torres lembrou a vitória da mãe, Fernanda Montenegro, em 1999, por seu personagem em “Central do Brasil”: “Quero dedicar esse prêmio à minha mãe. Vocês não têm ideia… Ela estava aqui há 25 anos. Isso é uma prova de que a arte pode permanecer na vida das pessoas, mesmo em momentos difíceis, como os que Eunice Paiva viveu.”
Zoe Saldaña foi a única atriz negra a vencer em uma categoria na premiação. A atriz venceu na categoria de “Melhor Atriz Coadjuvante em Filme” pela atuação no longa “Emília Pérez”, que também foi reconhecido como “Melhor Filme Musical ou Comédia” e “Melhor Filme em idioma não inglês”.