Mundo Negro

Viés em estudo sobre menopausa pode mascarar início precoce em mulheres negras e hispânicas, aponta pesquisa

Foto: Reprodução/Freepik

Um estudo conduzido pela Universidade de Michigan indica que critérios de seleção de participantes podem ter levado à subestimação do início precoce da menopausa em mulheres negras e hispânicas. Segundo os pesquisadores, a exclusão dessas populações impactou as conclusões do estudo nacional SWAN (Study of Women’s Health Across the Nation), que investiga a saúde na meia-idade e a transição da menopausa.

Publicado no International Journal of Epidemiology, o estudo aponta que a teoria do “intemperismo” (weathering) pode explicar parte do problema. Desenvolvida pela professora Arline Geronimus, da Escola de Saúde Pública da Universidade de Michigan, essa estrutura teórica sugere que o estresse crônico e fatores sociais adversos contribuem para o desgaste precoce da saúde em populações historicamente marginalizadas.

Notícias Relacionadas


A pesquisadora Alexis Reeves, atualmente na Universidade de Stanford, analisou os dados do SWAN e identificou que mulheres negras e hispânicas atingem a menopausa cerca de 1,2 anos antes das mulheres brancas quando se leva em conta a exclusão causada pelo desgaste físico e social. O estudo original do SWAN não havia identificado diferenças raciais significativas na idade da menopausa.

“As implicações dessas descobertas são incrivelmente importantes para entender o verdadeiro impacto das disparidades raciais na saúde da mulher”, afirmou Siobán Harlow, professora emérita de epidemiologia e autora sênior do estudo.

Segundo os pesquisadores, os critérios de elegibilidade dos estudos podem ser um fator determinante na exclusão de minorias raciais e devem ser reavaliados em pesquisas futuras. “Contabilizar vieses de seleção permitirá compreender melhor e combater os efeitos negativos dessas disparidades na saúde”, disse Harlow.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

Sair da versão mobile