Mundo Negro

Versão brasileira do premiado musical “A Cor Púrpura”, reestreia no teatro Riachuelo

Vencedor dos Prêmios Pulitzer, Grammy, Tony e com 11 indicações ao Oscar, o musical A Cor Púrpura, reestreia no teatro Riachuelo com versão musical inédita no Brasil, dirigido por Tadeu Aguiar e versão brasileira de Artur Xexéo o musical é apresentado pelo Ministério da Cidadania e pela Bradesco Seguros.

Alice Walker foi a primeira escritora negra a ganhar o Pulitzer pelo seu livro A Cor Púrpura, lançado em 1982, o espetáculo continua contemporâneo ao retratar relações humanas, de amor, poder, ódio, em um mundo pontuado por estruturais diferenças econômicas, sociais, étnicas e de gênero. Com direção de Steven Spielberg, a obra foi adaptada para o cinema em 85, recebendo 11 indicações ao Oscar. A transposição para musical aconteceu em 2005, na Broadway. Em 2016, houve uma nova montagem, rendendo à produção 2 Tony e o Grammy de melhor álbum de teatro musical.

Notícias Relacionadas


A Cor Púrpura é “um grande grito de liberdade”, detalha o diretor e idealizador Tadeu Aguiar: “Reforcei o caráter epistolar do romance, valorizei o ponto de vista da protagonista, tendo a figura do ator como o principal instrumento condutor da história. A palavra é a grande força do espetáculo”, afirma o diretor.

Tanto no livro como no musical, as mudanças de vida da protagonista estão relacionadas ao ambiente no qual ela vive.  A cenógrafa Natália Lana criou uma casa giratória como elemento central, representando as diferentes facetas da trajetória da vida da personagem. São 17 atores, 8 músicos, 90 figurinos em um palco giratório de 6 metros de diâmetro e uma escada curva com sistema de travelling em volta do cenário. A história é universal: fala do ser humano, em especial das mulheres. É imediata a identificação com o momento do país, onde há tantas histórias de opressão às mulheres. 

Serviço

 

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

Sair da versão mobile