UX para Minas Pretas e XP preparam mulheres negras para transição de carreira em tecnologia

0
UX para Minas Pretas e XP preparam mulheres negras para transição de carreira em tecnologia
Bruna Salles (Foto: Divulgação)

A UX para Minas Pretas (UXMP), edtech que trabalha a capacitação, profissionalização e conexão de mulheres negras com o mercado de tecnologia e UX, lançou o Programa PretaOn. Em parceria com a XP Inc., a iniciativa tem como objetivo contratar e capacitar mulheres autodeclaradas negras (pretas e pardas) e indígenas para a área de UX (User Experience), isto é, Experiência do Usuário, e marca a execução do primeiro projeto oficial após UXMP se tornar uma edtech.

Inicialmente, cinco profissionais foram selecionadas para trabalhar na XP Inc. Elas foram contempladas com bolsas de estudos 100% custeadas pela empresa para o curso da Mergo User Experience com formação em Experiência do Usuário (UX Design) – área em alta no mercado de trabalho e uma das profissões mais promissoras de tecnologia. Segundo a lista do LinkedIn sobre os 25 cargos com demanda crescente no Brasil em 2022, quatro carreiras relacionadas a UX Design estão entre os principais cargos.

Por conhecer os desafios e limitações de mulheres negras frente ao mercado de trabalho e seus preconceitos, a UX para Minas Pretas busca auxiliar na redução do gap educacional, encontrando oportunidades e aumentando a empregabilidade por meio da promoção da igualdade de gênero e raça na área de tecnologia.

Samanta Roberta da Silva, uma das cinco selecionadas no Programa Preta On (Foto: Divulgação)

Samanta Silva, 44, foi uma das participantes do Preta On e contratada pela XP Inc. “O projeto foi essencial para minha transição de carreira desde o início, me proporcionando cursos e networkings com a comunidade. É uma iniciativa primordial para nós mulheres negras. Espero que venham muitas oportunidades como essa para impulsionar outras mulheres, assim como foi comigo”, conta.

Assim como Samanta, Bruna Salles, 32, também foi admitida recentemente. “O Preta On ajudou a trilhar o caminho até a XP. Foi fundamental no processo de formação e acolhimento para começarmos essa jornada e, prova concreta de que estar em comunidade é a melhor forma de prosperar. Me sinto honrada em chegar até este momento da minha carreira através de uma comunidade”.

Wesley Miquelino, gerente de desenvolvimento organizacional e programas corporativos da XP Inc., reforça a importância do programa. “Este projeto é reflexo do compromisso da XP em fazer transformações significativas para tornar o ambiente financeiro e de tecnologia mais diverso e inclusivo, uma questão de extrema importância não só para nosso propósito e cultura, como para a sociedade. Ao longo do último ano, contribuímos com a capacitação dessas mulheres que chegam mais preparadas para somar ao nosso time na companhia”.

Tewry Borcoski migrou de carreira com a UXMP (Foto: Divulgação

Tewry Borcoski, 40, também relatou a importância do UXMP para a sua carreira: “Este projeto me fez sonhar novamente. Me deu a oportunidade de retornar ao mercado de trabalho, mesmo estando a um tempo afastada. Eu consegui a tão sonhada migração de carreira. Depois de tantos ‘nãos’, consegui o meu sim na XP, uma empresa que já seguia nas redes sociais e desejava muito trabalhar não só por ser uma empresa grande, mas também pelo fit cultural. Ganhar a oportunidade de embarcar neste foguete é um sonho que estou vivendo acordada.”

Durante os 3 primeiros meses de experiência das contratadas, mentorias foram oferecidas para acompanhamento do plano de carreira e necessidades específicas, assim como auxílio psicológico/emocional com acompanhamento de psicólogas da comunidade UX para Minas Pretas.

Além disso, o PretaOn também ofereceu outros benefícios para as participantes do programa, como a possibilidade de trabalho remoto, acesso a curso de inglês com desconto, onboarding específico com uma trilha de desenvolvimento técnico adicional, e acesso aos coletivos de pessoas negras, de mulheres, de LGBTQ+, PCDs da XP Inc.

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display