Mundo Negro

“Urso do cabelo duro”: ex-The Voice Brasil é alvo de racismo na Smart Fit e funcionário diz que caso com agressor é recorrente

Foto: Reprodução/Instagram

Samuel Marques, ex-participante do The Voice Brasil, foi vítima de racismo em uma academia da rede Smart Fit no bairro da Graça, em Salvador (BA). O artista compartilhou o caso nas redes sociais no domingo (5), publicando um vídeo no momento em que é xingado de “urso do cabelo duro”.

Nesta segunda-feira (6), o cantor registrou boletim de ocorrência e a Polícia Civil agora investiga o caso como injúria racial. “Esse é um passo fundamental para legitimar o que aconteceu, porque racismo não é mal-entendido, não é piada, não é exagero — é crime”, escreveu nas redes sociais. Imagens de câmeras de segurança estão sendo analisadas e testemunhas são ouvidas na Delegacia Especializada de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa (Decrin).

Notícias Relacionadas


Em entrevista à TV Bahia, Samuel relatou que o episódio ocorreu quando aguardava um aparelho na academia. Ao terminar o exercício, o racista olhou para Samuel e disse: “você parece um personagem”. Quando questionado, completou: “você parece com o urso do cabelo duro”. Samuel começou a filmar o diálogo, registrando a repetição da ofensa. O suspeito, ao ser acusado de racismo, tentou se justificar dizendo que tem um genro negro e que fazia “brincadeiras” desse tipo.

O cantor afirmou que procurou por um funcionário da academia, que confirmou já ter recebido reclamações sobre o homem. “Ele me falou que é algo recorrente, que outros alunos já tinham notificado, mas que nada tinha acontecido porque ninguém tinha filmado.”

Em nota, a Smart Fit declarou que “não tolera nenhum tipo de discriminação e que se solidariza com o aluno”, mas não informou se o agressor ainda frequenta a unidade.

Bastante abalado, Samuel aparece emocionado no vídeo. “Na hora que aconteceu não consegui nem raciocinar, mas depois que acontece é severo demais, é doloroso”, desabafou.

Samuel Marques participou do The Voice Brasil em 2019, integrando o time de Michel Teló após cantar Feeling Good. Eliminado na Rodada de Fogo, ele foi convidado por Ivete Sangalo para se apresentar no Carnaval de Salvador. Formado em Bacharelado em Canto Lírico pela UFBA, atualmente Samuel atua como professor de canto e backing vocal de Saulo.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

Sair da versão mobile