Evento contará com palestras, workshops e apresentações artísticas
No próximo dia 24 de julho, a Universidade Zumbi dos Palmares realizará o primeiro Julho das Pretas, em homenagem ao Dia de Tereza de Benguela, celebrado na véspera do Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, 25 de julho. A celebração também marcará os 20 anos da instituição.
Notícias Relacionadas
O evento incluirá palestras e apresentações artísticas, com o objetivo de destacar o protagonismo das mulheres negras, pretas e pardas, além de inaugurar as aulas no Colégio Técnico Dandara dos Palmares. A diretora administrativa da Universidade, Tatiane Couto, enfatizou a importância da iniciativa: “Acho que tivemos um papel fundamental até mesmo de referência. Porque mostramos que todas nós podemos ocupar todos os cargos e fazer o que quisermos”.
Para o reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, José Vicente, a celebração do Julho das Pretas é uma honra. “Esta é mais uma iniciativa que faz parte da nossa luta contra o racismo e por uma sociedade mais inclusiva e igualitária. Estamos felizes por poder reverenciar e celebrar a potência das mulheres negras que estão na base da pirâmide social, sofrendo o preço do preconceito que as exclui de diversos espaços. Nossa luta também é para que as mulheres sejam cada dia mais reconhecidas e possam viver de forma digna na sociedade mundial”, destacou Vicente.
Entre os palestrantes confirmados estão Ana Minuto, da Minuto Consultoria, a pedagoga Bruna Cristina e Cíntia Félix, da AzMina. A programação visa inspirar e educar, promovendo a visibilidade de líderes e empreendedoras negras, e discutindo temas como igualdade de gênero, inclusão social e valorização do protagonismo feminino. A iniciativa pretende reconhecer a importância histórica e contemporânea das mulheres negras, além de fortalecer a identidade cultural e promover uma sociedade mais justa e equânime.
Confira a programação:
Palestras:
- O “Ser Mulher Negra” ao longo das gerações?
- Interseccionalidades do Feminismo
Workshops:
- Saúde da Mulher Negra
- Estética da Mulher Negra
- Relacionamento Afetivo
- Empreendedorismo
- Mercado de Trabalho
- Ancestralidade e religiosidade
- Maternidade Preta
- Direito e acolhimento de mulheres negras
Show Artístico e Feira de Empreendedorismo:
- Organizada sob curadoria da Confraria dos Pretos
O 1º Julho das Pretas acontecerá no dia 24 de julho de 2024, a partir das 18h, no campus da Universidade Zumbi dos Palmares, localizada na Av. Santos Dumont, 843 – Bom Retiro, próximo à estação Armênia do Metrô. A entrada é gratuita e as inscrições podem ser feitas no link do evento.