Mundo Negro

“Uma princesa puxa outra”: Disney e Seda se unem para celebrar os cabelos crespos das crianças negras

Foto: @asminascontent

A força da ancestralidade, o poder do autoconhecimento e a celebração da diversidade ganham vida através da parceria entre Seda e Disney. As marcas lançam a campanha da linha ‘Juntinhos’, de SEDA, que visa enaltecer e empoderar crianças negras e seus cabelos crespos e cacheados. A ideia é promover um verdadeiro movimento, reforçando ideias sobre o valor e a importância do cabelo em todas as suas formas, texturas e estilos, principalmente na infância.

A campanha, com diferentes vertentes, vai contar com a participação de Lázaro Ramos e sua filha, Maria Antônia. Na última sexta-feira (29), o ator publicou um vídeo celebrando a beleza do cabelo afro de sua pequena. A publicação gerou milhares de compartilhamentos e visualizações.

Notícias Relacionadas


“Ela [Maria] queria se ver bonita assim no vídeo, ela falava muito assim: ‘ah, eu quero ficar com meu cabelo solto’. Foi um desejo dela, que eu acho que expressa uma maneira da gente criar, mas é um pouco o que a geração dela recebe como legado, né? Os desejos que a gente tem de ver a nossa beleza reconhecidos, nossos traços reconhecidos”, celebrou Lázaro, que destacou ainda a importância da paternidade no cuidado com os filhos. “Sempre quando se fala de cuidados com os filhos, com o cabelo, a gente traz a figura de quem? Da mãe. A gente fala muito do maternar, mas a gente esquece do paternar. Precisamos começar a nos colocar nessa história, porque há um movimento já muito bonito aqui de pais, de envolver e se envolver de fato, desde trocar uma fralda a cuidar dos cachos”.

Lázaro defende a ideia que os pais também precisam se envolver com as questões de cuidado e autoestima dos filhos. “Com o nosso primeiro filho, João Vicente, eu já tinha muito essa consciência da presença da terra, de ser pai. Eu até acho meio errado o termo ‘pai presente’, porque assim, ser pai é ser presente, não tem que acrescentar mais nada não, tem que dizer pai”, destaca o ator.

A parceria de Seda com a Disney também vai utilizar a imagem da consagrada Princesa Tiana, personagem infantil que assim como Maria Antônia, aparece com o cabelo solto, incentivando desejos de liberdade, representação positiva, poder e autoestima. Com o mote ‘Uma Princesa Puxa Outra’, para além da imagem de Tiana nas embalagens, Seda se uniu a importantes parceiros e prototipou uma boneca que busca refletir traços reais de crianças negras, também com os cabelos crespos soltos, desenvolvida pela De Benguela, buscando inspirar o mercado de produtos infantis a refletirem ainda mais sobre a importância de representar crianças negras na indústria.

De acordo com Adriana Barbosa, CEO da plataforma PretaHub, a ideia é respeitar as várias texturas de cabelo negro. “A gente precisa falar de uma diversidade da textura do cabelo da população negra, que não é só o cacho, não é só o ondulado. Tem outras texturas. E a gente foi atrás de quem hoje, do ponto de vista empreendedor, tem esse tipo de produto. Tanto que o cabelo foi feito pela De Benguela, que respeita essas várias texturas. Então, tem vários marcadores muito interessantes nesse processo de construção, que não é só o processo criativo, mas a delicadeza de, de fato, inserir as pessoas que vivem o dia a dia do que é ser negro no Brasil. É maravilhoso”, explica Adriana. 

A bailarina e gestora social, Tuany Nascimento, que também vai atuar como um dos rostos da campanha, celebra a importância da percepção de afeto e autoestima do cabelo negro. “Minha mãe é cabeleireira e ela sempre teve aquele reforço de que a gente precisava alisar os cabelos. E ao longo do tempo, com a minha mudança, ela mudou e ela aceitou o dela. E todas as minhas irmãs também começam a aceitar as delas. E as minhas alunas também. Então, a autoestima não fica só com você. É uma princesa que já puxou a outra”, explica Tuany, que também comenta sobre o foco da campanha voltada tanto para meninas quanto para meninos. “E de fato, não fica só com você quando você se reconhece, quando você se ama. E você expõe isso pra fora. Isso vira uma cadeia. São princesas palpáveis, reais, que a gente vai conseguir encostar, que a gente vai conseguir ver. Então, eu sinto que isso só vai aumentar. E eu fico muito honrada de fazer parte disso. E de me reconhecer, de chegar aqui nessa sala e me ver. E a gente tá falando aqui de príncipes e princesas, isso eu acho muito importante também”.

Thaís Hagge, Vice-presidente de beleza & bem-estar da Unilever Brasil destaca a percepção da população negra brasileira enquanto público consumidor. “Quando a gente já fala que mais de 50% da população se autodeclara negra, você já começa por esse principal ponto. Nosso consumidor é negro na sua maioria. Dentro dos lares isso está acontecendo. Então, não tem como a gente não refletir isso dentro da nossa organização. O nosso cuidado também é de como a gente representa o nosso time interno, não só o time que está trabalhando nessa campanha, que está envolvido na marca, mas todo o nosso coletivo”, diz ela.

Esse é um conteúdo pago por meio de uma parceria entre SEDA e site Mundo Negro.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

Sair da versão mobile