Em entrevista à revista Men’s Health, o ator Tyler James Williams, 30, famoso por interpretar o Chris na série “Todo Mundo Odeia o Chris“, revelou que luta contra a Doença de Crohn, condição autoimune que causa inflamação em diversas partes do sistema digestivo. Ele chegou a pesar 47 quilos e retirou 15 centímetros do intestino grosso.
Williams disse que sentiu os primeiros sintomas em 2017, quando sofreu com muita dor de estômago e não conseguiu comer nada por cinco dias, até que procurou ajuda e descobriu o problema de saúde. Na época, o ator precisou passar por uma cirurgia de emergência e o irmão, Tylen, foi diagnosticado com a mesma doença.
Notícias Relacionadas
Para a revista, o ator posou exibindo o abdômen definido e contou que acreditou por muito tempo que não conseguiria ganhar massa corporal, sem ter conhecimento da doença. No Instagram, Williams compartilhou a foto com uma mensagem de incentivo: “Este é para os pacientes de Crohn, aqueles que não conseguem ganhar corpo, as crianças magras e aqueles que prosperam enquanto lutam contra doenças invisíveis. Que todos nós continuemos aprendendo a ouvir nossos corpos e tratá-los melhor”.
A Doença de Crohn é uma doença inflamatória grave que acomete o trato gastrointestinal, que pode afetar desde a boca até o ânus. A causa da doença ainda é desconhecida, mas a possibilidade é de que seja por uma desregulação do sistema imunológico do paciente.
Considerada uma doença sem cura, o paciente pode ter uma melhora na qualidade de vida com acompanhamento médico. Estudos indicam que existe uma tendência à apresentação frequente em membros de uma mesma família que registram a doença, como no caso dos irmãos Tyler e Tylen, mas não foi comprovado se é uma doença hereditária.
Os sintomas podem começar com diarreia e cólica abdominal, que pode ser acompanhada de febre, dores abdominais, normalmente depois das refeições, perda de apetite, perda de peso, sangramento nas fezes, lesões na pele, entre outros.