Por Patrícia Santos de Jesus*
Pensar em processo seletivo para vaga de emprego representa tensão, nervosismo, ansiedade e surpresas para a maioria das pessoas, e pra quem quer concorrer a uma vaga como trainee então, este misto de sentimentos se multiplicam. Mas, acredito que o segredo é se preparar para este momento profissional que pode ser decisivo para um futuro de sucesso e principalmente, para sua carreira.
Notícias Relacionadas

Imagine que, como afrodescendente, você já chama a atenção frente aos demais candidatos pela cor da pele (isso se você não for o único na seleção), portanto, use a exclusividade e o destaque a seu favor.
Veja algumas dicas que acredito que vão te ajudar a se destacar nesse desafio:
– Antes de ir à empresa, conheça muito bem o seu conteúdo: leia o site, informe-se sobre concorrentes, segmento de atuação e posicionamento no mercado;
– Muito cuidado com sua apresentação pessoal: combine roupas de acordo com a filosofia da empresa, a maioria é muito formal. Homens: terno e gravata, mulheres: terninho com calça. Essas opções contribuem para a escolha adequada da vestimenta. Outro cuidado imprescindível é com os cabelos, unhas e hálito! (No caso das mulheres, a maquiagem) todo esse conjunto tem que mostrar harmonia, sobriedade, cuidado e apreço! Ou seja, você tem que estar muito bem alinhado!
– Durante o processo: apresente-se de forma firme, objetiva e sucinta! Demonstre iniciativa, vontade, garra e determinação por meio de suas atitudes: seja o primeiro a ter iniciativa nas atividades propostas, a se colocar na dinâmica de grupo, o líder na execução do que for acordado em grupo e tenha um português impecável na redação escrita! Lembre-se, confiança em si mesmo é um grande diferencial!
– Esteja preparado para falar da sua vida pessoal, das suas escolhas em relação ao curso, faculdade, qualidades pessoais, características a melhorar e projetos de futuro. Procure alinhar seu discurso à cultura e objetivos da empresa a qual está se candidatando.
E tenha em mente que é possível sim, ser aprovado e fazer parte das estatísticas de sucesso no mercado de trabalho que nos discrimina, mas que nos inclui quando nossa competência e talento são aflorados por estarmos nos lugares certos com a motivação certa!
Boa sorte e sucesso!
* Patrícia Santos de Jesus é profissional da área de Recursos Humanos desde 2000. Possui experiência em recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento de pessoas em consultorias especializadas e empresas de grande porte. É MBA em Administração, pós-graduada em Recursos Humanos pela USP e graduada em Pedagogia. É idealizadora do EmpregueAfro – Empregabilidade Para Afrodescendentes – www.empregueafro.com.br –