Um torcedor do Sporting Cristal, do Peru, foi flagrado imitando um macaco em direção à torcida do Palmeiras após a vitória do time brasileiro por 3 a 1 na estreia da Copa Libertadores, nesta quinta-feira (3), no Estádio Nacional de Lima. O caso, registrado pelo influenciador palmeirense Rodrigo Wirth e compartilhado em suas redes sociais, é mais um episódio de racismo no torneio continental — que ainda está na primeira rodada da fase de grupos.
Na mesma semana, torcedores do Talleres, da Argentina, também fizeram gestos racistas contra a torcida do São Paulo em partida válida pelo mesmo campeonato. Um dos episódios mais recentes ocorreu na Libertadores Sub-20, quando um torcedor do Cerro Porteño (PAR) dirigiu gestos racistas ao atacante Luighi, do Palmeiras.
Notícias Relacionadas

Em nota oficial, o Palmeiras classificou como “desastroso” ter que se manifestar repetidamente sobre casos de racismo no futebol e afirmou que as medidas da Conmebol são “flexíveis e insuficientes”: “A reincidência deste crime, cometido nesta quinta-feira (3) por um torcedor do Sporting Cristal-PER, que imitou um macaco em direção aos palmeirenses presentes no estádio, demonstra novamente que as medidas adotadas até o momento não combatem os insistentes episódios de discriminação racial nos gramados sul-americanos”, destacou o clube em nota. A Conmebol ainda não se pronunciou sobre o caso.
O time cobrou ações mais duras das autoridades peruanas e da Conmebol: “Que o Sporting Cristal, as autoridades de segurança pública do Peru e a Conmebol tomem as devidas providências; do contrário, gestos como os que assistimos hoje continuarão se repetindo, com a vitória da impunidade.”
Notícias Recentes
