Toni Vaz, atriz, dublê e ativista que criou o NAACP Image Awards, faleceu no dia 4 de outubro aos 101 anos, na Califórnia, nos Estados Unidos. Vaz, que teve uma carreira marcante em Hollywood, foi conhecida por sua dedicação em promover a diversidade na indústria cinematográfica e seu pioneirismo como dublê, abrindo caminho para outras mulheres.
Nascida em uma família de imigrantes de Barbados, Toni Vaz cresceu em Nova York. Embora sua mãe não permitisse que ela assistisse a filmes quando criança, ao atingir a maioridade, a atriz se mudou para Hollywood, onde começou sua carreira como figurante no filme ‘Tarzan, o Homem Macaco‘, lançado em 1959. Primeira mulher negra a trabalhar como dublê na indústria do cinema, em Hollywood, Toni Vaz substituiu a atriz Cicely Tyson nas cenas de ação da série ‘Missão: Impossível‘, fazendo cenas onde teve que ficar pendurada em helicópteros e teve a oportunidade de viajar pelo mundo.
Notícias Relacionadas
Com uma visão de ampliar as oportunidades para artistas negros, a atriz e dublê fundou o NAACP Image Awards em 1967, para homenagear e destacar talentos negros na indústria do entretenimento. A cerimônia inaugural aconteceu no International Ballroom do Beverly Hills Hotel e, desde então, a premiação se tornou um dos mais prestigiados reconhecimentos para artistas e profissionais negros nos EUA.
Toni Vaz viveu seus últimos anos no Motion Picture & Television Fund (MPTF) em Woodland Hills, onde esteve ativa, participando de produções do MPTF Studios. Sua trajetória foi celebrada em 2020 durante o evento Reel Stories, Real Lives, quando a atriz Angela Bassett narrou sua história. Recentemente, Vaz foi aprovada para receber uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood, em 2025.