Um vídeo publicado pela equipe da TNT Sports está sendo criticado pelo teor racista da publicação que ‘afinou’ os traços do jogador do Palmeiras, Endrick. A publicação foi feita nesta sexta-feira, 16, nas redes sociais do canal e foi removida após a repercussão negativa gerada com o público.
O vídeo que a TNT postou do Endrick e apagou
????????????? pic.twitter.com/riGpnX8DEWNotícias Relacionadas
Justiça condena professora que afirmou que cabelo de estudante negra estava 'cheirando mal' Filho do rapper Rael sofre racismo no mercado Pão de Açúcar Ananda registra boletim de ocorrência contra Ana Paula Minerato após falas racistas
— Central do Braga (@CentralDoBrega) February 15, 2024
Na montagem, o narrador diz ‘bora fazer o rosto perfeito do Endrick’ e mostra o processo de retoque acontecendo em um software de edição. No resultado, o jogador tem os traços afinados, o que foi considerado ‘racista’ pelo público. Ao final do vídeo, o narrador ainda questiona: ‘Fala aí outra coisa para a gente ajeitar’. A legenda ainda dizia: O Endrick está de cara nova”.
A ‘brincadeira’, considerada racista, gerou críticas de usuários do ‘X’. “Caros colegas jornalistas: o que essa emissora aí fez com o Endrick tem nome. Não é idiotice. Não é palhaçada. Não é babaquice. Não é estupidez. Vocês sabem o nome. Então, usem”, escreveu o jornalista Marcos Luca Valentim.
Caros colegas jornalistas: o que essa emissora aí fez com o Endrick tem nome.
— Marcos Luca Valentim (@marcoslvalentim) February 15, 2024
Não é idiotice.
Não é palhaçada.
Não é babaquice.
Não é estupidez.
Vocês sabem o nome.
Então, usem.
2024, e vocês ainda buscando eufemismo pra falar de um crime…
“Os traços negros “afinados” a pele mais clara. Esse é o “rosto perfeito” para o Endrick, segundo a @TNTSportsBR“, ressaltou Augusto Chidozie no ‘X’.
Os traços negros "afinados" a pele mais clara. Esse é o "rosto perfeito" para o Endrick, segundo a @TNTSportsBR
— Augusto Chidozie 🇧🇷🇳🇬 (@1cesgusto) February 15, 2024
Isso aqui tem nome: eugenia, algo muito popular nos primeiros 45 anos do século XX na Europa… https://t.co/yxjd2SXJ48 pic.twitter.com/WQ8o4IdSwN
Demétrio Vecchioli, do UOL, questionou se o canal de TV a cabo havia pedido desculpas para o jogador: “A TNT pediu desculpas pelo episódio de racismo contra o Endrick ou só apagou o post e fingiu que nada aconteceu? Racismo não é só chamar de macaco e nem é praticado só por argentino. É preciso reconhecer isso, e (no mínimo) se desculpar”.
A TNT pediu desculpas pelo episódio de racismo contra o Endrick ou só apagou o post e fingiu que nada aconteceu?
— Demétrio Vecchioli (@Olhar_Olimpico) February 16, 2024
Racismo não é só chamar de macaco e nem é praticado só por argentino. É preciso reconhecer isso, e (no mínimo) se desculpar.
O vídeo foi retirado rapidamente do ar e a emissora não comentou o assunto até o inicio desta tarde.