Criado com o instituto Plano de Menina, o projeto busca empoderar jovens para que planejem seus sonhos e se preparem para um futuro cheio de realizações. As inscrições são gratuitas e ficam abertas até 28 de fevereiro
Pelo terceiro ano consecutivo, Seda está oferecendo oportunidades para jovens negras, entre 16 e 26 anos, que buscam tirar seus sonhos do papel. Com 1.000 novas vagas para mentorias em grupo online e gratuitas, o projeto visa empoderar jovens de diferentes regiões do Brasil, auxiliando-as a criarem planos poderosos para realizarem seus sonhos, sejam eles entrar na faculdade, apoiar uma causa social, empreender ou até trabalhar em algo que almeja. O programa de mentoria “Planejando Meus Sonhos”, em parceria com o Instituto Plano de Menina, é liderado por mentoras profissionais, que compartilham conteúdos já testados e aprovados por milhares de garotas que vão apoiá-las a criarem um plano de ação e transformarem suas metas em realidade.
Notícias Relacionadas
Com a nova turma prevista para começar em março deste ano, as mentorias serão conduzidas através de um grupo fechado no WhatsApp e também contará com 5 aulas online. Para participar, basta fazer a inscrição no site até 28 de fevereiro, completar o cadastro e aguardar a confirmação por e-mail ou telefone. Até hoje, Seda já apoiou mais de 7 milhões de meninas com suas jornadas de desenvolvimento virtuais e 2.500 com o programa de mentoria Planejando Meus Sonhos.
Da estruturação dos conteúdos até as dinâmicas e mentorias, o programa é liderado por mentoras negras, que trazem como metodologia reflexões individuais que promovem autoconhecimento e fortalecimento mental por meio de discussões em grupo. As participantes têm a oportunidade de realizar atividades transformadoras que as ajudam a se organizar para fazer os seus sonhos acontecerem, como foi o caso da Luana Priscila Mineiro, que conseguiu tirar suas metas do papel após realizar a jornada.
“A mentoria me fez acreditar em mim mesma e no potencial que eu nem imaginava ter. Em uma das atividades onde o objetivo era listar nossos sonhos, inseri duas metas a longo prazo: conquistar a minha liberdade financeira e abrir minha própria empresa. E olha só, há 5 meses já administro minha empresa de Design e Comunicação (@furtacorcreatives), que atua no ramo da beleza. Além disso, terminei meu MBA, que por algum motivo e desmotivação, havia se perdido em meio as minhas metas. O longo prazo se tornou curto, pois os passos ensinados me possibilitaram alcançar estes dois sonhos em menos de um ano.” comentou ela.
Com a orientação de uma mentora profissional, que irá trazer exercícios práticos, tirar dúvidas e trocar muitas dicas testadas e comprovadas, a participante conseguirá sair mais preparada para seguir o caminho em direção aos seus sonhos com clareza e determinação. “Aprendi através dessa oportunidade, a potencializar as minhas qualidades e desenvolver as minhas fraquezas, me organizando e planejando com exatidão tudo aquilo que quero para a minha vida. Iniciativas como esta transformam a sociedade e nos ensinam a criar nossas próprias oportunidades, afinal ainda existe uma resistência no reconhecimento de profissionais negras no mercado de trabalho.” finalizou a ex-mentorada, Luana.
Em um levantamento recente feito por Seda, foi constatado que 80% das jovens brasileiras têm clareza dos seus sonhos, mas não sabem o que fazer para alcançá-los. Ainda segundo o estudo, 60% delas já se sentem frustradas com as perspectivas sobre o futuro. “Com o nosso ainda atual cenário de COVID-19, essas barreiras entre as meninas e seus sonhos ficaram ainda maiores. Por isso, seguimos investindo no programa de mentoria Planejando Meus Sonhos, em parceria com o instituto Plano de Menina, para incentivar mais jovens a serem protagonistas de suas histórias. As mentorias propõem a criação de um plano acionável, apoiando as meninas na jornada para realizar sonhos e explorar todas as possibilidades que quiserem.” ressaltou Paola Mello, gerente global da marca.
Seda foi a primeira marca de cabelos do país a assumir um compromisso público pela inclusão racial, e a obter o selo Sim à Igualdade Racial, conferido pelo Instituto Identidades do Brasil (ID_BR), em 2020. Tendo sido a primeira marca massiva de cuidados com o cabelo do Brasil a ter produtos exclusivamente pensados para crespas e cacheadas, inclusão é um dos valores fundamentais da marca aliada para muitas meninas e mulheres no que diz respeito à liberdade para explorar todas as possibilidades – no cabelo e na vida – e realizar sonhos.
Para conhecer mais sobre os compromissos de Seda, acesse: https://www.unilever.com.br/brands/beauty-personal-care/seda/