Mundo Negro

TikTok exalta e celebra a potência da comunidade negra na plataforma com a campanha #NaMinhaPelePreta

Tássia Reis, Lhommestatue e Deize Tigrona fazem parte da programação. Foto: Reprodução.

A partir do Mês da Consciência Negra, ações que se estenderão pelos próximos meses mostram a pluralidade na plataforma, com shows, debates, conteúdos de humor, dicas de séries, beleza e muito mais

Para comemorar o Dia da Consciência Negra no Brasil, o TikTok promove a campanha #NaMinhaPelePreta, criada em parceria com a agência criativa MOOC, com o objetivo de promover uma reflexão sobre a importância da comunidade negra para a cultura brasileira.

Notícias Relacionadas


“A busca por equidade, inclusão e diversidade é um dos nossos principais compromissos no Brasil e é algo que orienta nossas ações dentro e fora da plataforma durante o ano todo. Por isso, estamos felizes em promover essa campanha, em parceria com a MOOC, que abraça a importância da pluralidade e da história da comunidade negra e pretende inspirar criadores negros de todo o Brasil, para que possam se expressar, tenham voz e tragam à tona qualquer assunto que julguem relevante, pois sabemos que diferentes perspectivas enriquecem a sociedade”, explica Handemba Mutana, diretor do TikTok for Good no Brasil.

#NaMinhaPelePreta dará início a uma série de iniciativas, que se estenderão pelos próximos meses e reafirmam o potencial dos criadores pretos da plataforma, destacando a pluralidade de conteúdo dos criadores, mostrando os diferentes interesses e contextos desta comunidade no TikTok. A hashtag faz referência à diversidade de formas de ser e se expressar como pessoa negra no Brasil, respeitando identidades e afirmando raízes e ancestralidades. As iniciativas incluem criação de conteúdos a partir da hashtag #NaMinhaPelePreta, parcerias e ações que envolverão diferentes vertentes da plataforma, como música, esportes, gaming, beleza, comédia, livros, entretenimento e educação.

#NaMinhaPelePreta na música

Na música, no dia 8 de novembro, MC Dricka e Deize Tigrona vão conversar sobre a representatividade no funk, às 18h, nos perfis das duas artistas ( @mcdricka @deizetigrona ). No dia 10, às 18h, é a vez do mestre Martinho da Vila participar de um bate-papo animado sobre samba em seu perfil @martinhodavilaoficial. Para quem gosta de hip-hop, a rapper Tássia Reis vai falar sobre a importância do gênero no dia 17, às 19h, no perfil @tassiareis_ . Já no Dia Nacional da Consciência Negra, 20 de novembro, às 17h, o francês Lhommestatue vai apresentar em seu perfil, em primeira mão, algumas músicas do seu novo álbum, “SER”.

Para encerrar a programação, no dia 30, os músicos que participam da segunda turma do projeto Generation NXT – Marvvila , Ébony, Lukinhas e Jotta A – vão fazer um pocket show apresentando seus maiores hits, em seus perfis no TikTok e também no perfil @TikTokMusica , simultaneamente. Veja a agenda completa abaixo e na página especial da campanha no aplicativo, que contará também com uma playlist especial, com músicas de todos os artistas participantes do projeto.

Também como parte da campanha, o TikTok irá apresentar no perfil @TikTokMusica uma mini-websérie com a história dos gêneros musicais que estarão nos shows de #NaMinhaPelePreta. Serão quatro capítulos, em que um artista convidado falará do contexto histórico de um gênero.

Confira a programação:

08/11 – Talk com MC Dricka e Deize Tigrona , às 18h;

10/11 – Bate-papo com Martinho da Vila , às 18h;

17/11 – Talk com Tássia Reis , às 19h;

20/11 – Show Lhommestatue, às 17h;

30/11 – Showcase Generation NXT, às 18h, com Marvvila, Ébony Lukinhas Jotta A .

#NaMinhaPelePreta: Da comédia aos livros

Para difundir ainda mais a cultura preta e exaltar diferentes identidades, o TikTok convida e estimula criadores negros comediantes, rappers, de beleza, poetas, booktokers a postarem conteúdos voltados ao universo cultural negro, usando a hashtag #NaMinhaPelePreta.

Diversidade, Equidade e inclusão no TikTok

O TikTok busca ser uma referência em criatividade e inclusão, acolhendo a autenticidade e buscando garantir a diversidade na plataforma. Por isso, realiza ações dentro e fora do aplicativo, o ano inteiro, buscando investir em causas que refletem os valores e propósitos da plataforma e dialoguem com os desafios da sociedade. No Dia da Mulher Negra Latino-Americana deste ano, a plataforma assumiu um compromisso com a comunidade de atuar em diferentes frentes para buscar cada vez mais diversidade e equidade dentro da empresa, do aplicativo e na sociedade.

No ano passado, a campanha #MinhaVozImporta reuniu transmissões, desafios e lives durante o Mês da Consciência Negra. A plataforma também fechou parceria com instituições como Feira Preta e Digital Favela para conectar marcas a microinfluenciadores de comunidades em todo o país. Já a partir da campanha #SouDona , em parceria com a Fundação Tide Setubal, o Tiktok está apoiando 60 organizações lideradas por mulheres negras de periferias e a parceria com a BlackRocks Startups (BRS) foi direcionada ao programa de aceleração Grow Startup – Cresça seu negócio para apoiar startups lideradas por negros.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

Sair da versão mobile