Em entrevista para a jornalista Maju Coutinho, no Fantástico, na noite do último domingo (11), a atriz Taís Araújo relembrou as duras críticas que recebeu ao interpretar Helena, protagonista da novela Viver a Vida (2009), e como o papel marcou sua carreira. Ao lado da mãe, Mercedes Araújo, a atriz contou sobre como o papel a incentivou falar sobre sua negritude em seus trabalhos e ainda se emocionou ao falar sobre maternidade.
A atriz contou que deixou “tudo” na França, onde estudava, para voltar ao Brasil após ser convidada por Manoel Carlos para ser a primeira Helena negra. O sonho, porém, se tornou um desafio. A primeira Helena negra das novelas de Manoel Carlos foi alvo de rejeição do público. Taís contou com o apoio da mãe, Mercedes Araújo, para lidar com as críticas: “Eu vi a novela, e eu não achava que estava dando errado, eu achava que ela estava ótima, só que o público não aceitava”, disse Mercedes. “O povo odiou, e ela chorava. Eu falei: ‘Você não está fazendo nada errado, tá tudo certo, eu quero você viva, mentalmente boa. Isso é só um trabalho, vai passar’”, contou a mãe da artista. Emocionada, Taís refletiu sobre o momento: “Hoje eu sou mãe, ver um filho seu muito triste não é o que a gente quer na vida, né? Helena não foi só um trabalho, foi o trabalho”.
Notícias Relacionadas
Apesar das críticas iniciais, a personagem se tornou um marco de representatividade. “Depois de Xica da Silva, a Helena foi a personagem que ampliou meu olhar artístico. Lembro que falei para um amigo: ‘Preciso botar minha negritude para fora em todos os meus personagens’. Tanto que minha carreira é uma antes e outra depois [da Helena]”, afirmou.
Taís também destacou as barreiras enfrentadas na publicidade. “Passei por muita coisa. ‘Ah, já temos uma negra na capa esse ano’. A gente não cansava, Maju, a gente batia na porta”, concluiu.
Ao final da entrevista, a filha mais nova de Taís Araujo e Lázaro Ramos, Maria Antônia, se juntou à mãe e à avó para homenagear Taís, dizendo: “Ela é uma pessoa muito especial para mim e merece muito estar onde está hoje”, disse. Ao falar sobre maternidade, Taís contou: “Esse Dia das Mães, eu acho que é um dos dias, assim, que mais me emocionam. Porque o exercício da maternidade é lindo.. Ele é muito transformador, assim. A minha vida depois dos meus filhos é completamente outra. Eu sou uma mulher, eu acho, muito melhor. Eu sou uma atriz melhor. Os meus filhos fizeram de mim tudo melhor…. Isso é muito lindo”.