Mundo Negro

Taís Araujo revela que críticas ao papel de ‘Helena’ em ‘Viver a Vida’ a fizeram abraçar a negritude em suas atuações

Imagem: Reprodução

Em entrevista para a jornalista Maju Coutinho, no Fantástico, na noite do último domingo (11), a atriz Taís Araújo relembrou as duras críticas que recebeu ao interpretar Helena, protagonista da novela Viver a Vida (2009), e como o papel marcou sua carreira. Ao lado da mãe, Mercedes Araújo, a atriz contou sobre como o papel a incentivou falar sobre sua negritude em seus trabalhos e ainda se emocionou ao falar sobre maternidade.

A atriz contou que deixou “tudo” na França, onde estudava, para voltar ao Brasil após ser convidada por Manoel Carlos para ser a primeira Helena negra. O sonho, porém, se tornou um desafio. A primeira Helena negra das novelas de Manoel Carlos foi alvo de rejeição do público. Taís contou com o apoio da mãe, Mercedes Araújo, para lidar com as críticas: “Eu vi a novela, e eu não achava que estava dando errado, eu achava que ela estava ótima, só que o público não aceitava”, disse Mercedes. “O povo odiou, e ela chorava. Eu falei: ‘Você não está fazendo nada errado, tá tudo certo, eu quero você viva, mentalmente boa. Isso é só um trabalho, vai passar’”, contou a mãe da artista. Emocionada, Taís refletiu sobre o momento: “Hoje eu sou mãe, ver um filho seu muito triste não é o que a gente quer na vida, né? Helena não foi só um trabalho, foi o trabalho”.

Notícias Relacionadas


Apesar das críticas iniciais, a personagem se tornou um marco de representatividade. “Depois de Xica da Silva, a Helena foi a personagem que ampliou meu olhar artístico. Lembro que falei para um amigo: ‘Preciso botar minha negritude para fora em todos os meus personagens’. Tanto que minha carreira é uma antes e outra depois [da Helena]”, afirmou.

Taís também destacou as barreiras enfrentadas na publicidade. “Passei por muita coisa. ‘Ah, já temos uma negra na capa esse ano’. A gente não cansava, Maju, a gente batia na porta”, concluiu.

Ao final da entrevista, a filha mais nova de Taís Araujo e Lázaro Ramos, Maria Antônia, se juntou à mãe e à avó para homenagear Taís, dizendo: “Ela é uma pessoa muito especial para mim e merece muito estar onde está hoje”, disse. Ao falar sobre maternidade, Taís contou: “Esse Dia das Mães, eu acho que é um dos dias, assim, que mais me emocionam. Porque o exercício da maternidade é lindo.. Ele é muito transformador, assim. A minha vida depois dos meus filhos é completamente outra. Eu sou uma mulher, eu acho, muito melhor. Eu sou uma atriz melhor. Os meus filhos fizeram de mim tudo melhor…. Isso é muito lindo”.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

Sair da versão mobile