Na última terça-feira (19) ocorreu a primeira reunião do Grupo de Trabalho Interministerial (GTI), promovida pelo Ministério da Igualdade Racial (MIR) e pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom).
O objetivo principal do GTI é desenvolver o Plano Nacional de Comunicação Antirracista, uma iniciativa importante para a implementação de políticas públicas destinadas a combater as desigualdades étnico-raciais no contexto da comunicação pública e governamental. O plano busca abordar, em diversas dimensões, estratégias eficazes no enfrentamento ao racismo.
Notícias Relacionadas
A sociedade civil será ouvida na construção do documento para que ele englobe ao máximo as demandas dos movimentos sociais. A consulta segue aberta até 20 de janeiro (CLIQUE AQUI). A Coordenadora do GTI, Raio Gomes, destacou que a existência do grupo atende a uma reivindicação antiga de movimentos sociais. “O Plano que vamos começar a desenvolver a partir deste grupo é uma demanda histórica dos movimentos negros e também dos movimentos pelo direito à comunicação”, disse.
Confira abaixo algumas perguntas que vão nortear o Plano Nacional de Comunicação Antirracista:
Como combater o racismo na comunicação governamental e pública?
Quais podem ser as estratégias eficazes de diálogo entre Ministérios para a promoção da igualdade racial e combate ao racismo na comunicação?
Quais podem ser as estratégias eficazes com atores da sociedade civil e veículos de mídia para a promoção da igualdade racial e combate ao racismo na comunicação?
Quais são os tipos subsídios técnicos nesta temática que devem ser elaborados para formular políticas públicas de combate ao racismo e de promoção da diversidade racial na comunicação da administração pública federal?
Quais podem ser estratégias e iniciativas de promoção da diversidade racial na publicidade dos órgãos e entidades da administração pública federal devem?