Mundo Negro

Símbolo de identidade negra, Dida Bar e Restaurante é reconhecido como Patrimônio Histórico, Cultural e Imaterial do RJ

Foto: Evelyn Lee

Reconhecido pela construção da identidade de uma gastronomia afro-carioca autêntica, o Dida Bar e Restaurante foi declarado Patrimônio Histórico, Cultural e Imaterial do Rio de Janeiro.

“O Dida Bar é um espaço de resistência cultural e de afirmação da identidade negra! Ele se transformou em um símbolo da preservação das tradições afro-brasileiras em um cenário que muitas vezes marginaliza ou invisibiliza essas contribuições. Reconhecê-lo como Patrimônio é um ato de justiça”, ressalta a deputada estadual Verônica Lima (PT-RJ), autora da Lei 10.483/2024, sancionada pelo Governo do Estado e publicada no Diário Oficial.

Notícias Relacionadas


“Como uma empresa familiar, foi uma grande surpresa e emoção para todos nós receber tal reconhecimento. É fruto de muito trabalho e luta. Quando recebemos esse tipo de homenagem, isso nos dá ainda mais força para continuar. Enfrentamos vários desafios ao longo do caminho, começando com a gastronomia africana, que na época não era muito presente no Rio. Fomos pioneiros, sobrevivemos à pandemia, e hoje o patrimônio construído permite que o Dida se envolva em outros projetos de apoio e incentivo”, celebra Matheus Buka, filho da chef proprietária Dida Nascimento.

Sob a liderança da Dida, a história do restaurante fundado em 2015 na Zona Norte do Rio de Janeiro, está intimamente ligada às raízes da chef, que herdou uma rica tradição culinária e cultural de sua mãe, Tia Maria, conhecida por comandar um bar que promovia rodas de samba acompanhadas de angu à baiana na Pavuna, Zona Norte do Rio. Além disso, o pai de Dida era pesquisador de culturas africanas, o que trouxe uma perspectiva ainda mais ampla à proposta do restaurante.

Além da gastronomia, Dida Bar também se consolidou como um ponto de encontro para discussões sociais, manifestações artísticas e iniciativas ligadas à luta antirracista e à promoção da cultura negra. Sua recente declaração como Patrimônio Imaterial reforça a importância não só de preservar o espaço físico, mas de perpetuar a memória e as tradições que ele representa para o estado do Rio de Janeiro.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

Sair da versão mobile