Mundo Negro

Sim à igualdade racial: Com mais de 6h de atividades, ID_BR realiza evento histórico

Ludmilla e Antonio Pitanga - Foto: Divulgação

A comunidade negra precisava de um evento assim, representativo e mostrando a excelência negra depois de um ano muito conturbado. O Instituto Identidades do Brasil (ID_BR) promoveu nesse sábado,10 de outubro,  o Fórum e o Prêmio “Sim à Igualdade Racial”, oferecido em parceria com O Boticário. Tradicionalmente os eventos são realizados em dias e cidades diferentes, Prêmio no RJ e o Fórum em São Paulo, mas por conta da pandemia foi feito em uma data única data e em formato virtual. O Prêmio foi gravado no Teatro Riachuelo e o Fórum no Estúdio Otalab.

Para dar início à programação, Luana Génot, diretora-executiva do ID_BR, abriu o Fórum falando sobre a importância para a sociedade da inclusão de pessoas negras em cargos executivos. “Ocupar, não só as vagas de emprego, como as vagas de liderança e ter nossos empreendimentos prosperando não é favor. É reparação histórica, é lei e é ponto fundamental para o crescimento socioeconômico do país”, afirmou. 

Notícias Relacionadas


Na sequência, os atores Dandara Mariana e Ícaro Silva assumiram a apresentação do evento e trouxeram painéis sobre diversos assuntos que impactam a vida de pessoas negras, como a saúde em tempos de pandemia, liderança responsável e a situação financeira das mulheres.

Dandara Mariana e Ícaro Silva – Foto Divulgação

Um dos destaques do Fórum foi o Trampa Comigo, uma ação em parceria com a 99 Jobs, que em sua segunda edição, deu oportunidade para que empresas parceiras e patrocinadores apresentassem seus diferenciais em atratividade e inclusão para os possíveis candidatos. Os interessados puderam se candidatar às vagas por meio de QR Code exibido durante a programação. 

Além dos debates, vagas de emprego e compartilhamento de experiências, o evento ainda contou com apresentações musicais de Késia Estácio, a banda de rock Black Panteras, o rapper Rico Dalasam e Pretinho da Serra.

A diva Késia Estácio: Foto – Divulgação

Inspirados no movimento Griô, tradição de transmissão oral de conhecimentos, tanto o Fórum quanto o Prêmio reuniram artistas e figuras públicas com grande experiência na temática racial. No primeiro, Sheron Menezes, Rennê Silva, Helena Bertho e Xande de Pilares contaram fatos inspiradores das suas trajetórias para mostrar novos caminhos sobre como construir uma história de sucesso profissional. 

Já na premiação, Isabel Fillardis e Antônio Pitanga incorporaram os griôs e discursaram sobre as reivindicações da população negra por um mundo diverso. “Nessa história mal escrita, ninguém quer ser vilão. Não vai ter vírus, nem polícia e nem engravatado de plantão. Não aceito medidas provisórias. São transitórias todas as leis. Só aceito a vitória. É só glória que termina uma bela história”, declamou a atriz durante a cerimônia. 

As cantoras Ludmilla e Lellê foram as apresentadoras do Prêmio Sim à Igualdade Racial, oferecido por O Boticário, e, além de anunciarem os ganhadores, protagonizaram musicais de tirar o fôlego. A dupla deu voz à canção “O Morro Não Tem Vez”, de Tom Jobim e Vinícius de Moraes. Ao lado de MC Lan, Ludmilla também cantou “Olhos Coloridos”, sucesso de Sandra de Sá. 

Ludmilla e Lellê : Foto Divulgação

Em um dos momentos mais marcantes da cerimônia, Iza trouxe a sua versão para “I Put a Spell on You”, de Nina Simone, enquanto Mart’nália e BK interpretaram “Que Bloco é esse?”, do Ilê Aiyê. Com direção musical de Zé Ricardo, roteiro final e a direção artística de Elísio Lopes Jr., o evento teve ainda números de Rael, Rosa Marya Colin e Kaê Guajajara. A cantora Margareth Menezes foi a responsável por encerrar a premiação cantando “Ya ya Massemba”, imortalizada na voz de Maria Bethânia.

Dividida entre os pilares de educação, empregabilidade e cultura, a premiação entregou 11 estatuetas, que levaram a obra “Mad World”, de Vik Muniz, para os vencedores. 

Conheça os vencedores do Prêmio Sim à Igualdade Racial 2020:

Pilar Cultura

·       Arte em movimento: Lia de Itamaracá. 

·       Destaque publicitário: Coca-Cola + WmcCann – Juntos a Magia Acontece. 

Veja mais sobre a campanha aqui: https://www.wmccann.com/juntos-a-magia-acontece/

·       Raça em pauta: Djamila Ribeiro.

·       Representatividade em novos formatos: Alê Santos.

Pilar Educação

·       Educação e Oportunidades: Movimento Meninas Crespas.

·       Inspiração (homenagem): Chica Xavier, Cacique Raoni e Alcione.

·       Intelectualidade negra: Nei Lopes.

Pilar Empregabilidade

·       Comprometimento Racial: “Soma”, grupo de afinidades Mattos Filhos.

·       Liderança Negra: Rachel Maia

·       Trajetória empreendedora: Adriana Barbosa – Feira preta e Pretahub. 

·       Melhores práticas culturais e étnico-raciais: Cisco.

O Fórum contou com o patrocínio de Bradesco, Itaú e Renner, como patrocinadores prata, Ambev, B3, BMS, DSM, Grupo MPR, iFood, Novelis, O Boticário, P&G e Suzano, como patrocinadores bronze, e o apoio da BMW Foundation Herbert Quandt e do Consulado Geral dos Estados Unidos no Rio de Janeiro.

O Prêmio “Sim à Igualdade Racial” foi oferecido em parceria com O Boticário, patrocinador Premium da iniciativa. O evento também contou com Facebook, Mondelez (Oreo) e Pepsico, como patrocinadores ouro; Coca-Cola, Ogilvy, Suzano e Takeda como patrocinadores Prata; Aegea, Ambev, Bayer, BMS, BR Distribuidora, Cisa Trading, EF, EGCN, Extra/Instituto GPA, Farm, iFood, Itaú, Ipiranga, Metrô Rio, Novelis, Twitter e Unisuam, como patrocinadores bronze.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

Sair da versão mobile