Mundo Negro

Silvia Nascimento, Lia de Itamaracá e Alê Garcia estão entre as 100 personalidades negras mais influentes da lusofonia, segundo Bantumen

Foto: Reprodução

Em parceria com diferentes plataformas de comunicação, a Bantumen, revista online que reflete a atualidade da cultura afro urbana, anunciou a terceira edição da POWERLIST 100, que nomeia as 100 personalidades negras mais influentes da lusofonia, com o intuito de homenagear e celebrar a multiplicidade, excelência e potência de pessoas negras que partilham o Português como língua oficial.

A curadoria da lista é realizada pelo coletivo de jornalistas e produtores de conteúdo das diferentes plataformas de comunicação parceiras, presentes em Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Portugal.

Notícias Relacionadas


Entre os destaques brasileiros, está Silvia Nascimento, Fundadora e CEO do Mundo Negro, o primeiro portal de notícias sobre a comunidade negra na América Latina. Além dela, o escritor Alê Garcia, a cantora, Lia de Itamaracá e nomes de personalidades negras brasileiras que atuam em diferentes segmentos também integram a lista deste ano.

Outro brasileiros multitalentosos também integram a lista. Veja abaixo:

Alê Garcia

Escritor, criador de conteúdo, palestrante, apresentador e publicitário, Alê é um dos 20 critivos negros mais inovadores no Brasil, segundo a revista Forbes.

Andreza Rocha

CEO e fundadora do AfrOya Tech, Hub de Projetos em Tecnologia e Inovação com foco em Diversidade e Inclusão Racial. Integrante do Grupo de Trabalho de Raça e Gênero da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia-SICT/RS e do Coletivo AqualtuneLab. 

Bárbara Brito

Idealizadora e criadora do Mulheres de Luna, projeto que celebra o protagonismo feminino, Bárbara incorporou como missão a promoção da equidade de género, inclusão e justiça racial e social. Trabalho que ganha continuidade através da sua presença nas redes sociais, onde atua como influencer na área financeira e do empreendedorismo, focado em mulheres negras.

Bárbara Carine

Autora, empresária, professora, fundadora da primeira escola afro-brasileira e dedicada à educação antirracista. 

Caroline Moreira

Fundadora e CEO da Negras Plurais, plataforma digital e startup brasileira, focada em Direitos Humanos e que desenvolve trabalhos de impacto social para a pauta de diversidade e inclusão no mercado de trabalho.

Celso Athayde

Natural da Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro, é empresário, especialista em potencial orgânico e económico das favelas e periferias e é fundador da Central Única das Favelas (CUFA) e da Favela Holding.

Jamily Silva

Jamily Silva é uma profissional formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade de Salvador, cuja trajetória tem sido marcada pela construção de narrativas poderosas e inclusivas no campo da Comunicação.

Jeft Dias e Gérson Júnior

Os irmãos Jeft Dias e Gérson Júnior, moradores do Pará, Brasil, são dois dos mais importantes produtores culturais periféricos a nível nacional.

Joana Mendes

Joana Gabriela Mendes é diretora de criativa e, em 2021, foi eleita presidente do Clube de Criação brasileiro, que nesse ano, pela primeira vez em 46 anos de história, teve uma diretoria 100% negra. Joana foi a segunda presidente mulher da entidade, a primeira foi eleita em 1993. Todos os demais presidentes foram homens brancos.

É fundadora do Young Lions Creative Academy Alumna “YGB.Black”, banco de imagens desenvolvido por mulheres negras e autora do livro “Manual de Penteados para Crianças Negras”. 

Jota Marques

Educador popular, conselheiro tutelar, comunicólogo e pedagogo, dedica-se há 14 anos a criar e desenvolver projetos de educação, comunicação, ativismo, política e de combate às desigualdades para crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Kevin David e Levis Novaes

Kevin David e Levis Novaes são as mentes por trás da KeLe AG, uma agência criativa brasileira, movida pela cultura que cria narrativas globais para marcas com visão de futuro.

Lia de Itamaracá

Maria Madalena Correia do Nascimento, conhecida no mundo artístico como Lia de Itamaracá, é dançarina, compositora e cantora de ciranda brasileira.

Rafaela Pinah

Diretora criativa, stylist, curadora, produtora, pesquisadora e narradora de histórias. Fundadora do Coolhunter Favela, escritório de pesquisa etnográfica que procura localizar e decodificar tendências e movimentos populares, Rafaela construiu extensa reputação com o universo visual. 

Rod

Rodrigo Ribeiro Saturnino, ou simplesmente ROD, é pesquisador e artista visual brasileiro, a viver em Portugal. É membro-fundador da União Negra das Artes e do Coletivo Afrontosas. 

Silvia Nascimento

Fundadora e CEO do Mundo Negro, o primeiro portal de notícias sobre a comunidade negra na América Latina. 

Tom Mendes

Ativista e diretor financeiro do Instituto Identidades do Brasil (ID_BR), Tom Mendes é um visionário que tem feito a diferença na luta pela inclusão e igualdade no Brasil. 

Triscila Oliveira

Ciberativista feminista antirracista e autodidata nas pautas de gênero, raça e classe. 

Wagner Silva

Formado pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), e Mestre em Administração de negócios com especialização em Gestão de Projetos, pela Universidade de São Paulo. É coordenador da Fundação Tide Setubal onde assina a coprodução de “Caminhos: Trilhas Coletivas pela Equidade Racial”, uma série que mostra os caminhos já percorridos por lideranças negras em diversas áreas. 

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

Sair da versão mobile