Mundo Negro

Sidney Santiago Kuanza volta a interpretar Lima Barreto em turnê com o monólogo “A Solidão do Feio”

Foto: Pedro Jackson

De volta ao papel de Lima Barreto, o ator Sidney Santiago Kuanza está em cartaz nos palcos para reviver o escritor e jornalista carioca. O monólogo “A Solidão do Feio” estreou sua turnê pelas unidades do Sesc do interior de São Paulo no dia 22 de maio, com apresentações até o dia 18 de julho, marcando mais uma fase importante na carreira do ator, que foi indicado ao Prêmio Sim à Igualdade Racial 2024 na categoria “Arte em Movimento”.

Após interpretar Lima Barreto no filme “Lima Barreto, ao Terceiro Dia”, papel que dividiu com Luís Miranda, Sidney Santiago Kuanza volta a viver o escritor em “A Solidão do Feio”, que faz um exercício ficcional da trajetória de Lima Barreto e se desenrola em um estúdio improvisado onde um ator e uma equipe recriam fragmentos da vida e obra do autor. Com cinco cenas curtas, prólogo e epílogo, o monólogo é contado em primeira pessoa, expondo as certezas, contradições e os sonhos do escritor.

Notícias Relacionadas


Recentemente, o ator foi indicado ao Prêmio Sim à Igualdade Racial 2024, cuja cerimônia será exibida no canal Multishow e na TV Globo no dia 26 de maio. “A indicação é em função do meu trabalho de 19 anos junto à companhia. É um trabalho, antes de mais nada, pela visibilidade e pela inserção da comunidade negra nas artes. Representamos uma luta contra o racismo que ainda hoje é muito praticado nos palcos,” comenta Kuanza.

O monólogo faz parte de uma trilogia de apresentações da Cia. Os Crespos. Intitulada “Masculinidade & Negritude”, a trilogia de espetáculos leva os legados político, artístico e cultural de homens negros aos palcos. Kuanza, além de coordenar a tríade de apresentações, é um dos administradores da companhia.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

Sair da versão mobile