Em setembro de 2019 o Centro de Pesquisa e Formação do Sesc realizou o ciclo Intérpretes Negras (os) do Brasil cuja proposta foi analisar a obra de autores negras(os) como parte fundamental do pensamento social brasileiro.
Neste período, de isolamento social, a unidade vai disponibilizar a partir do dia 11 de maio, no youtube, 7 vídeos com professores e pesquisadores que fazem uma breve análise de obras de autores negras (os).
Notícias Relacionadas
A cada vídeo, um intelectual clássico será abordado por um (a) jovem intelectual negra (o). O primeiro é Luis Gama, analisado pela professora Ligia Ferreira, que possui doutorado pela Universidade de Paris 3 – Sorbonne, sobre vida e obra de Luiz Gama.
O projeto, visa, também, realizar discussões sobre tais pensadores que são frequentemente relegados à marginalidade acadêmica ou confinados aos estudos afro-brasileiros num processo de dissociação entre suas reflexões e a realidade brasileira de forma mais ampla.
Nas próximas segundas, nomes como Maria Firmina dos Reis, Nascimento Moraes, Guerreiro Ramos, Clóvis Moura, Milton Santos, Lélia Gonzalez, serão abordados.