Mundo Negro

Série sobre educação antirracista questiona currículo escolar eurocêntrico

Foto: Reprodução

Lançada no dia 15 de outubro, a série “SETA: Caminhos Possíveis”, transmitida pelo canal Futura, traz quatro episódios em que pessoas indígenas, quilombolas, negras de regiões urbanas periféricas e especialistas em educação antirracista questionam os conteúdos que aprenderam na escola.

Ao longo da série, produzida pela ActionAid Brasil, são apresentados depoimentos de adolescentes e adultos negros, quilombolas e indígenas, que contam como é estar em um espaço escolar que não respeita ou reconhece suas culturas e histórias – às vezes, nem mesmo suas humanidades.

Notícias Relacionadas


Para Ana Paula Brandão, diretora programática da ActionAid Brasil, “a comunicação e o audiovisual, em especial, são importantes ferramentas no processo de transformação social. A série “SETA: caminhos possíveis” ganha ainda mais importância porque conta histórias verdadeiras, de pessoas comuns, de territórios diferentes em que a educação antirracista foi ou será transformadora”.

A cada episódio, o Brasil é colocado na tela a partir de vários territórios: a favela da Maré, no Rio de Janeiro, o Quilombo Rio dos Macacos, na Bahia, e o Parque das Tribos, no Amazonas. Além desses espaços, temos a escola como cenário essencial nesse debate.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

Sair da versão mobile