Mundo Negro

São Paulo Diverso: prefeitura de SP faz parcerias para incluir negro no mercado de trabalho

A população negra da capital paulista tem agora mais uma ferramenta para acessar vagas de trabalho qualificadas. O portal São Paulo Diverso, desenvolvido em parceria entre Prefeitura, Microsoft e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), oferece informações e ferramentas virtuais para aproximar trabalhadores afrodescendentes e empresas que possuem programas afirmativos. O objetivo é facilitar a inclusão racial no mercado de trabalho por meio da divulgação de oportunidades de emprego e qualificação profissional.

Notícias Relacionadas


Além da divulgação de oportunidades, a plataforma reúne informações demográficas sobre a população afrodescendente na Capital, com dados sobre distribuição de renda, gênero, idade e local de moradia. A ideia é que esse levantamento auxilie as empresas a formatar seus programas de diversidade na cidade.

Tanto trabalhadores como empresas são convidados a se cadastrar no portal, para troca de informações sobre programas, vagas e oportunidades. A plataforma também aproximará candidatos e empresas por meio da Comunidade SP Diverso na rede social LinkedIn, voltada para contatos profissionais.  “O fundamental é divulgar as empresas que possuem ações afirmativas, porque as pessoas não sabem que esses programas existem. Queremos encurtar a distância entre o negro e o mercado de trabalho”, disse o secretário Maurício Pestana (Igualdade Racial).

 Negro no mercado de trabalho

Segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego, em São Paulo um cidadão negro recebe renda média domiciliar até 2,5 vezes menor do que um cidadão branco, além de ter menos acesso ao emprego formal –representam 32,5% dos empregados, enquanto o percentual entre a população branca é 66,3%. Afrodescendentes ocupam apenas 3% dos cargos ligados a chefia ou gerência e, mesmo quando apresentam igual nível de escolaridade, recebem 31,5% (homens) e 37,5% (mulheres) menos que pessoas da cor branca na mesma ocupação.

 Parceria

A ideia de desenvolver uma ferramenta de aproximação entre empresas e a população negra nasceu a partir do diálogo entre setor público e privado, no primeiro evento do São Paulo Diverso – Fórum de Desenvolvimento Econômico Inclusivo, realizado em outubro de 2014. O encontro reuniu 132 empresas, sendo 70 multinacionais, para a troca de experiências sobre ações de inclusão. Nos debates, a iniciativa privada revelou a dificuldade das empresas em localizar candidatos afrodescendentes para seus postos mais qualificados. A parceria entre a Prefeitura e empresários foi uma iniciativa pioneira na América Latina, e o modelo será reproduzido em outros países pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento.

Com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de São Paulo.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

Sair da versão mobile