Mundo Negro

Senadora australiana indígena chama Rainha Elizabeth de “colonizadora” durante a posse

Foto: Reprodução / Twitter

Lidia Thorpe, senadora da Austrália com descendência aborígena, do partido Verdes Australianos, foi forçada a repetir o juramento de fidelidade ao Senado nesta segunda-feira (1), após chamar a rainha britânica Elizabeth de “colonizadora”.

“Eu soberana, Lidia Thorpe, juro solene e honestamente que serei fiel e mantenho verdadeira lealdade à colonizadora sua majestade, a Elizabeth II”, disse Thorpe na câmara alta australiana na primeira declaração com o punho direito erguido no ar.

Notícias Relacionadas


Sue Lines, a presidente do Senado, do Partido Trabalhista, ordenou que Thorpe repetisse o juramento para as palavras “impressas no cartão”. No Twitter, a senadora ainda se posicionou sobre a situação: “A soberania nunca cedeu”.

Os outros senadores tomaram posse oficialmente na semana passada, e ela precisou prestar o juramento nesta manhã. Thorpe já havia ironizado o juramento nas redes sociais. “Nem todo político jurou fidelidade à Rainha Colonizadora da Inglaterra hoje kkkk”, tweetou no seu perfil. 

Com muitas críticas, a senadora já havia repudiado a história do país. “Representa a colonização dessas terras e não tem permissão para estar aqui. Não houve consentimento, não houve tratamento, então essa bandeira não me representa” e acrescentou sobre a candidatura do senador: “para questionar a ocupação ilegítima do sistema colonial neste país”.

Na semana passada, o ministro assistente da república, Matt Thistlethwaite, também repetiu o juramento de lealdade à rainha: “arcaico e ridículo”. “Isso não representa a Austrália e é mais uma meta para que possa tornar-se um critério para nós de uma república”, disse ele. 

O líder do partido Verdes Australianos, manifestou o seu apoio ao juramento da Thorpe em crítica a Rainha. “Foi sempre. Será sempre”.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

Sair da versão mobile