Mundo Negro

Sarau Terapêutico na Brasilândia resgata ancestralidade e promove bem-estar neste sábado (25)

Foto: Divulgação

A Casa do Núcleo Obará, um espaço cultural situado na Brasilândia, Zona Noroeste de São Paulo, realizará no dia 25 de maio de 2024, às 18h, um Sarau Terapêutico. O evento, que contará com entrada gratuita, visa inspirar a população local a buscar saúde e bem-estar, além de lançar o Clube de Fidelidade e a campanha de vendas do livro “Obará: Escrevivências Coletivas de Autocuidado”.

O Sarau Terapêutico é uma iniciativa que busca fortalecer a autoestima e revelar talentos por meio de atividades culturais. Durante o evento, os participantes poderão envolver-se em rodas de conversa, declamação de poesias, leituras e escritas. Além disso, estarão disponíveis profissionais de psicologia parceiros do Núcleo Obará, oferecendo um vislumbre das terapias regularmente praticadas no espaço, todas elas centradas na sensibilidade e na conexão com a ancestralidade.

Notícias Relacionadas


“Para muitas pessoas, o acesso a essas práticas é um labirinto de barreiras financeiras, estruturais e sociais, especialmente para comunidades negras, LGBT+, quilombolas, indígenas e periféricas. O direito à saúde e aos processos de cura é fundamental para restaurar a igualdade e a justiça em um sistema que frequentemente marginaliza essas comunidades”, comenta Cátia Cipriano, psicóloga e terapeuta holística responsável pelo Núcleo Obará. O evento também contará com a leitura do texto “Saúde mental do homem negro” por Rodrigo Xavier Franco, extraído do livro “Saúde mental da população preta importa”.

O Núcleo Obará oferece práticas integrativas e complementares como Meditação, Massagem Ayurveda, Reiki, Radiestesia, Tarô e Fitoterapia. Essas atividades não apenas promovem o bem-estar da comunidade, mas também são uma importante fonte de renda para manter o espaço em funcionamento. O lançamento do Clube de Fidelidade visa democratizar o acesso a esses atendimentos, permitindo que mais pessoas possam beneficiar-se das terapias oferecidas.

A Casa do Núcleo Obará, criada em 2019 pela psicóloga Cátia Cipriano, é um elo entre tradição e inovação. Focada no suporte psicológico a militantes do movimento negro e estudantes de cursinhos populares, a Casa passou por uma reformulação significativa em 2023, reafirmando seu compromisso de fornecer um espaço inclusivo e curativo. “Celebramos e honramos os saberes ancestrais, construímos pontes entre tradição e contemporaneidade e continuamos a trilhar o caminho do cuidado integral”, afirma Cipriano.

Para mais informações, visite as redes sociais do Núcleo Obará: Instagram e Facebook.

Serviço: Sarau Terapêutico

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

Sair da versão mobile