Mundo Negro

“Santo de Casa”: novo romance de Stefano Volp sobre a violência patriarcal terá lançamento em São Paulo

Foto: Victor Vieira

O novo romance do autor Stefano Volp, “Santo de Casa”, será lançado em São Paulo nesta quinta-feira (27), às 19h, na Livraria da Tarde, com um bate-papo ao lado da escritora Bianca Santana e sessão de autógrafos. A obra, publicada pela Editora Record, acompanha três irmãos que se reúnem para organizar o velório do pai, Zé Maria, cuja morte trágica mobiliza a cidade em uma grande procissão. Para a família, no entanto, o luto vem carregado de marcas deixadas por anos de violência e opressão dentro de casa.

O autor explora as diversas camadas da violência familiar e suas consequências para pessoas de diferentes gêneros, ancorando-se na escuta de histórias da Baixada Fluminense, onde cresceu. “Histórias vividas entre quatro paredes por lares que lutaram para sobreviver contra o feminicídio, os horrores do machismo e as violências do patriarcado. Em contraste com o peso da narrativa, ‘Santo de casa’ se passa no Arraial do Sana, uma região de serra e Mata Atlântica, na cidade de Macaé/RJ. Me abriguei neste lugar por muitos dias para reconstruí-lo da maneira mais fiel possível”, diz Volp.

Notícias Relacionadas


Conhecido por abordar temas como a crítica ao patriarcado e a violência de gênero, o escritor já lançou títulos como “O Segredo das Larvas”, “Nunca Vi a Chuva” e “O Beijo do Rio”, este último com mais de 30 mil exemplares vendidos.

Em “Santo de Casa”, ele aprofunda o olhar sobre a masculinidade e suas contradições. “Neste livro abraço um gênero novo, experimento uma linguagem estranha e toco em feridas que nunca toquei. Construí uma família majoritariamente masculina para exemplificar o quanto o sistema patriarcal, além de rebaixar qualquer outro gênero que não o masculino, precariza a subjetividade dos próprios homens. Sinto que, sobretudo, minha conversa com os homens que me leem agora mergulha em águas ainda mais profundas”, afirma.

O lançamento do livro ocorre em um cenário desafiador para o mercado editorial brasileiro. Segundo a pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, do Instituto Pró-Livro, o país tem, pela primeira vez desde 2007, mais não leitores do que leitores. Volp reconhece os desafios, mas segue comprometido com uma literatura que provoca reflexão.

“Talvez o maior desafio seja não reproduzir as ideias propagadas pela dominação masculina. Sou um homem negro que, apesar de tudo, ainda prova dos supostos privilégios do sistema de dominação patriarcal. O problema é estrutura e o patriarcado pressupõe uma corrente ideológica estrategicamente inculcada na sociedade e sustentada por instituições como o Estado, a escola, a igreja e a família. Desconstruir uma estrutura muitas vezes imperceptível exige coragem para cometer erros”, enfatiza.

“Santo de Casa” já está disponível para compra online e terá eventos de lançamento em diversas cidades. Já houve o lançamento no Rio de Janeiro, e será apresentada em São Paulo no dia 27 de março. No dia 8 de abril, o evento será em Salvador, na Livraria LDM Shopping Bela Vista, e no dia 12, em Recife, na Livraria Jaqueira.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

Sair da versão mobile