O novo romance do autor Stefano Volp, “Santo de Casa”, será lançado em São Paulo nesta quinta-feira (27), às 19h, na Livraria da Tarde, com um bate-papo ao lado da escritora Bianca Santana e sessão de autógrafos. A obra, publicada pela Editora Record, acompanha três irmãos que se reúnem para organizar o velório do pai, Zé Maria, cuja morte trágica mobiliza a cidade em uma grande procissão. Para a família, no entanto, o luto vem carregado de marcas deixadas por anos de violência e opressão dentro de casa.
O autor explora as diversas camadas da violência familiar e suas consequências para pessoas de diferentes gêneros, ancorando-se na escuta de histórias da Baixada Fluminense, onde cresceu. “Histórias vividas entre quatro paredes por lares que lutaram para sobreviver contra o feminicídio, os horrores do machismo e as violências do patriarcado. Em contraste com o peso da narrativa, ‘Santo de casa’ se passa no Arraial do Sana, uma região de serra e Mata Atlântica, na cidade de Macaé/RJ. Me abriguei neste lugar por muitos dias para reconstruí-lo da maneira mais fiel possível”, diz Volp.
Notícias Relacionadas

Conhecido por abordar temas como a crítica ao patriarcado e a violência de gênero, o escritor já lançou títulos como “O Segredo das Larvas”, “Nunca Vi a Chuva” e “O Beijo do Rio”, este último com mais de 30 mil exemplares vendidos.
Em “Santo de Casa”, ele aprofunda o olhar sobre a masculinidade e suas contradições. “Neste livro abraço um gênero novo, experimento uma linguagem estranha e toco em feridas que nunca toquei. Construí uma família majoritariamente masculina para exemplificar o quanto o sistema patriarcal, além de rebaixar qualquer outro gênero que não o masculino, precariza a subjetividade dos próprios homens. Sinto que, sobretudo, minha conversa com os homens que me leem agora mergulha em águas ainda mais profundas”, afirma.
O lançamento do livro ocorre em um cenário desafiador para o mercado editorial brasileiro. Segundo a pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, do Instituto Pró-Livro, o país tem, pela primeira vez desde 2007, mais não leitores do que leitores. Volp reconhece os desafios, mas segue comprometido com uma literatura que provoca reflexão.
“Talvez o maior desafio seja não reproduzir as ideias propagadas pela dominação masculina. Sou um homem negro que, apesar de tudo, ainda prova dos supostos privilégios do sistema de dominação patriarcal. O problema é estrutura e o patriarcado pressupõe uma corrente ideológica estrategicamente inculcada na sociedade e sustentada por instituições como o Estado, a escola, a igreja e a família. Desconstruir uma estrutura muitas vezes imperceptível exige coragem para cometer erros”, enfatiza.
“Santo de Casa” já está disponível para compra online e terá eventos de lançamento em diversas cidades. Já houve o lançamento no Rio de Janeiro, e será apresentada em São Paulo no dia 27 de março. No dia 8 de abril, o evento será em Salvador, na Livraria LDM Shopping Bela Vista, e no dia 12, em Recife, na Livraria Jaqueira.