Ainda que com os dias não tão quentes como os brasileiros estão acostumados, o verão chegou na semana passada e é preciso redobrar os cuidados com a pele. Por mais que já seja comprovado que a pele negra, de um modo geral, seja menos afetada pelos raios solares, a melanina pode causar muita oleosidade e manchas.
Por esta razão, o MUNDO NEGRO selecionou algumas dicas básicas para as pessoas negras continuarem com a pele linda nesta estação. Confira abaixo:
Notícias Relacionadas
1 – Beba água
Beber água é essencial e é sempre bom lembrar! Beba muita água ao longo do dia, hidrata o corpo, hidrata a pele. Ajuda a desintoxicar o organismo, reduz a oleosidade da pele e também é bom para pele seca. O recomendado em média é beber no mínimo 2 litros por dia.
2 – Protetor Solar
A pele negra também precisa do protetor solar para se proteger das radiações solares, pois elas formam manchas na pele devido à alta pigmentação. É necessário o uso diário durante esta estação, com fator no mínimo 30. Para peles mais secas, é recomendado protetores com ativos hidratantes. Já para peles mais oleosas, são indicadas as descritas como “oil-free” ou “toque seco”, por exemplo. Na dúvida, procure um dermatologista para maiores orientações.
3 – Hidratação
Compre um hidratante para manter a umidade da pele, especialmente nos dias mais quentes. Escolha também uma versão facial e para pele sensível. Antes de usar, sempre lave a região com água morna ou fria. Água quente além de ressecar a pele, também abre o poros, que causam mais oleosidade.
4 – Cuidado com tratamentos estéticos
Especialistas em pele negra recomendam muito cuidado com tratamentos estéticos como luz pulsada e peeling de fenol devido ao risco de queimaduras. Outros tratamentos também precisam de atenção para não manchar a pele negra. Procure uma dermatologista especializada antes de iniciar qualquer procedimento.