O projeto “Rota dos AfroSabores”, da pesquisadora Patty Durães, que iniciou ontem, 21, promoverá uma imersão nas tradições culinárias afro-brasileiras com oficinas e aulas-show no Sesc 14 Bis, na Bela Vista, em São Paulo, até o dia 30 de março. São encontros independentes, às quintas (noite) e aos sábados (manhãs), com o objetivo de proporcionar uma jornada educacional explorando as tradições, culinárias e saberes das comunidades afrodescendentes brasileiras.
No segundo dia, que será realizado neste sábado, 23, será uma aula-show com degustação, abordando a rota de insumos afrodiaspóricos para as Américas por meio da produção de uma moqueca de legumes com dendê e leite de coco. Já o terceiro encontro, no dia 28, será uma oficina propondo uma perspectiva transformadora sobre como consumimos, nos alimentamos e descartamos alimentos, buscando decolonizar nossos hábitos.
Notícias Relacionadas
Fechando o ciclo, o quarto encontro será uma aula-show no dia 30, cozinhando e desgustando o Maafe, prato tradicional africano, um guisado espesso geralmente feito com carne, legumes e amendoim. A ideia é questionar a naturalidade com que comemos strogonoff, mas desconhecemos um prato que inspira o xinxim de galinha dos baianos.
O ciclo será ministrado por Patty Durães, pesquisadora especializada nas heranças afrodiaspóricas na culinária brasileira, intermediadora de projetos para a Cia das Letras e coordenadora pedagógica da escola Gastronomia Periférica.
Programação
2º encontro: Aula-show “O dia em que o quiabo encontrou o dendê e o coco” (23/3, sábado, das 11h30 às 13h30)
3º encontro: Oficina “AfroSaber na cozinha: já pensou em começar a cozinhar?” (Dia 28/3, quinta, das 18h30 às 20h)
4º encontro: Aula-show “AfroSabor: a cremosidade do amendoim” (Dia 30/3, sábado, das 11h30 às 13h30)
Serviço
Sesc 14 Bis (r. Dr. Plínio Barreto, 285)
Convivência – 1º andar
Gratuito. Ações de quinta-feira: 40 vagas; ações de sábado: 50 vagas. Distribuição de senhas e pulseirinha uma hora antes do início da atividade.
A partir de 12 anos