De origem humilde e com uma infância marcada pelos esforços da mãe pelo sustento da família. Aos 16 anos, Rosana conseguiu o seu primeiro emprego como auxiliar administrativo. Estudante de escolas públicas, Rosana tinha o sonho de fazer faculdade e foi neste primeiro emprego que ela teve contato com o marketing.
“Não era a nossa realidade fazer faculdade, ouvia da minha mãe que era um sonho muito alto, e que não iríamos ter condições de pagar”, relembra Rosana, especialista em varejo da Godiva Propaganda.
Notícias Relacionadas
Aos 19 anos, surgiu a tão sonhada oportunidade de cursar Administração com ênfase em Marketing. “Eu tinha um emprego que pagava 600 reais e a faculdade custava 500. Era a conta de estudar”. Durante os anos seguintes Rosana coincidiu a universidade e os trabalho. Foi crescendo, cada vez mais, no setor de marketing e se especializando em varejo.
“Entre o trabalho no varejo, e os estudos, também dei aulas de administração com ênfase em marketing. Ensinar o que eu fazia, no meu dia a dia, me gabaritou, ainda mais, para este novo desafio na publicidade”, Rosana Santiago se tornou recentemente a nova coordenadora no setor de varejo/shopping da Godiva Propaganda.
Além da experiência em sala de aula ter agregado conhecimentos técnicos a esta profissional, ela aprendeu aspectos comportamentais para ser uma boa líder. “A rede que eu dava aulas atua majoritariamente em periferias com jovens que ainda não ingressaram na faculdade e estão compreendendo a sua aptidão/vocação. Foi uma experiência incrível”, relembra Rosana que hoje coordena cerca de 5 analistas de publicidade.
A profissional já fez parte da equipe na Aliansce, por 8 anos. Ao entrar no grupo Aliansce, Rosana foi de assistente a Coordenadora. O grupo foi a verdadeira escola da profissional de marketing. Ela assumiu o Marketing do Plaza Shopping Carapicuíba. Onde o empreendimento estava na fase final das obras, e ela foi responsável por toda implantação do departamento de marketing, envolvendo equipe, processos, fornecedores, etc. “Fizemos a festa de inauguração em outubro do mesmo ano para convidados, imprensa e investidores e na sequência para o público final. Encaro essa oportunidade como o meu maior desafio profissional: assumir o departamento de marketing, implantar todo o departamento, inaugurar o primeiro shopping da cidade, e montar a decoração de natal com uma equipe interna” evidência Rosana.
A carreira de Rosana decolou em shoppings e varejo, e ela foi convidada para assumir o Marketing de um grande shopping do Paraná. Nesse shopping Rosana foi para implantar o marketing e fazer a gestão. Como a profissional é de São Paulo, ela precisou ficar longe da família e dos amigos, enfrentando até um episódio de racismo dentro da empresa. “Eu já tinha consciência de como o mercado era desafiador para mulheres. Mas ser mulher, pobre e negra, deixa tudo mais limitador. Infelizmente nesse desafio, passei esta situação e não pude contar com o apoio do meu chefe e nem da administração. .Ali encerrava minha trajetória na empresa”, conta Rosana.
Voltando para São Paulo, Rosana assumiu o shopping Penha, um dos maiores da capital paulista. E ficou lá por um longo período aplicando todo o seu conhecimento de Centros Comerciais.
A oportunidade na Godiva Propaganda vem no ano da pandemia global
Em janeiro de 2020, a profissional foi convidada por Leandro Rampazzo, CEO da Godiva Propaganda, para integrar o time de colaboradores da empresa. Para a profissional é um motivo de orgulho, pois “Nos conhecemos há pouco mais de 10 anos, eu na posição de cliente, e neste momento voltamos a trabalhar juntos, agora lado a lado. Quando nós mulheres negras passamos por tanto e conquistamos, sabemos que ali, estamos abrindo oportunidades para outras mulheres, e reforçamos a mensagem ‘não desiste que é possível sim”.
Em Dezembro de 2020, Rosana foi promovida na agência de publicidade que atua. É a nova coordenadora do núcleo de varejo/shopping da agência.
” O núcleo de varejo/shopping da Godiva Propaganda foi totalmente reformulado. Vemos um “gap” muito grande no setor por conta da pandemia. Os Centros comerciais ainda não estão preparados para o digital. É aí que o nosso setor, com a Rosana Santiago, encabeçando toma forma e se torna essencial para os shoppings de São Paulo e do Brasil”, finaliza Leandro Rampazzo, CEO da Godiva que aposta na diversidade e inclusão na empresa.
Sobre a Godiva Propaganda:
É uma agência de publicidade full service, especializada em franchising, saúde e varejo. A Godiva tem soluções com forte poder criativo direcionado às necessidades específicas de cada cliente. Isso passa pelas mídias tradicionais como TV, Rádio, Impresso, incluindo o Digital que, atualmente, virou commodity. A agência é focada em buscar meios inovadores que possibilitem maior fit e aderência ao mercado de seus clientes dos mais variados perfis: multinacionais, franchising, hospitais e laboratórios, restaurantes e fast food, startups, entre outros. Tendo como foco central a performance e resultados, atendem grandes marcas no Brasil e exterior. Entre os clientes estão: Lavoisier, Banco Luso Brasileiro e a rede Minds English School.