Mundo Negro

Repórter negra desafiou a Fifa em defesa da causa LGBTQIA+ na Copa do Mundo do Catar

Fotos: Reprodução/BBC

A repórter britânica Alex Scott da TV BBC Sports chamou a atenção nesta segunda-feira (21). Ela desafiou a Fifa ao aparecer ao vivo usando uma braçadeira com a mensagem “One Love” e as cores do arco-íris em apoio à causa LGBTQIAP+ e à inclusão no futebol durante a cobertura pré-jogo de Inglaterra contra o Irã. 

Sete capitães de seleções europeias usariam esse item na Copa do Mundo do Catar, mas foram proibidos pela Federação e inclusive sofreram ameaças de receber um cartão amarelo e sanção econômica por parte da organização contra o jogador responsável e a federação.

Notícias Relacionadas


Segundo a Fifa, a regra do Regulamento da Copa do Mundo diz que os jogadores não podem usar “equipamento não autorizado ou perigoso” e consideraram o item “não autorizado”. A Federação disse que os atletas poderiam usar a braçadeira com a mensagem “#NoDiscrimination” (Sem Discriminação, em português).

Os jogadores da seleção inglesa então optaram por entrarem em campo nesta segunda contra o Irã, com a faixa “NoDiscrimination”, antes da bola rolar. O time também se ajoelhou no gramado como protesto às violações de direitos humanos do Catar.

Conheça Alex Scott

Alex é ex-jogadora de futebol da seleção feminina da Inglaterra, apareceu com a braçadeira em campo, durante a cobertura pré-jogo. Ela conquistou sete títulos da Copa da Inglaterra pelo Arsenal Ladies. Depois de se aposentar como atleta, hoje, aos 38 anos, é uma referência como especialista futebolística. Em 2021, Alex foi a primeira mulher a ser anunciada como comentarista de jogos na língua inglesa do FIFA 2022, jogo de videogame que simula partidas de futebol.

A repórter também milita pela inclusão de mulheres no esporte. Em 2011, fundou a Alex Scott Academy para jogadoras de 16 a 19 anos, primeira iniciativa do Reino Unido para fortalecer o crescimento das mulheres no esporte. Em 2017, foi nomeada membro da Ordem do Império Britânico por serviços ao futebol e sua mãe, avó e sobrinha a acompanhá-la ao Palácio de Buckingham.

Sem assumir rótulos publicamente, Alex já esteve em relacionamentos com homens e mulheres. Na autobiografia “How (Not) To Be Strong”, lançada neste ano, ela assumiu um relacionamento com a ex-colega Kelly Smith entre 2005 e 2013. Ela declarou que era “loucamente e profundamente apaixonada” pela ex.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

Sair da versão mobile