Após uma série de polêmicas ao longo do dia, Vinicius Jr. ficou em segundo lugar entre os melhores jogadores do mundo na Bola de Ouro, em cerimônia realizada nesta segunda-feira (28), organizada pela France Football, em Paris. O atacante do Real Madrid era o favorito ao troféu do primeiro lugar, mas o vencedor deste ano é o meio-campista Rodri, do Manchester City e da seleção espanhola.
Um levantamento feito pelo ge.globo, revela que na temporada de 2023/2024, em 49 jogos, Vini Jr. fez 26 gols e 11 assistências, enquanto Rodri, em 63 jogos, fez 12 gols e 14 assistências. Neste mesmo período, o brasileiro venceu o prêmio de melhor jogador da Champions League, e o espanhol venceu como melhor jogador da Eurocopa.
Notícias Relacionadas
Em conquistas coletivas, Vini venceu a Champions League, o Campeonato Espanhol e a Supercopa da Espanha, enquanto o Rodri levou a Eurocopa, o Campeonato Inglês, a Supercopa da Europa e o Mundial de Clubes.
Durante o evento, o Real Madrid venceu o prêmio de melhor equipe masculina do ano e de melhor técnico de equipe masculina, com o Carlo Ancelotti. No entanto, ninguém compareceu para receber os troféus.
Nesta manhã, o jogador e o time espanhol optaram por não ir ao evento como forma de protesto em relação à não nomeação como melhor jogador do mundo, depois de uma temporada muito expressiva.
Para parte da imprensa internacional, o jogador Vini Jr. teria sido penalizado por suas manifestações públicas e seu enfrentamento direto a episódios de racismo, o que poderia ter influenciado negativamente sua avaliação junto aos votantes.