A rapper mineira Mayí lança neste sexta-feira (2), seu novo single, “Reai$”, em parceria com o paulista Malcolm VL. O som tem produção do DJ e produtor Coyote Beatz, que já fez parcerias com nomes fortes da cena como Rashid e Hot e Oreia e tem seu nome fortemente ligado ao rapper Djonga.
A música e clipe de Mayí carregam os genes do rap de mensagem característicos do estilo. “É sobre a regeneração do povo preto, para que nossa cultura se mantenha viva e fortificada”. diz a rapper que cita na faixa figuras lendárias para a luta pelos direitos dos negros como Martin Luther King e Malcolm X com intuito de chamar atenção para a necessidade de combater o racismo estrutural ainda presente na sociedade. Ao mesmo passo que destaca a necessidade de uma postura combatente, a artista entoa que “a liberdade vai cantar” em um futuro onde a superação do problema seja a realidade.
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Os versos diretos de “Reai$” não deixam dúvidas sobre os recados que Mayí quer reverberar. A potência da mensagem, inclusive, chega a transbordar a própria letra. Prova disso é a força simbólica da junção entre a rapper e Malcolm VL. “A troca entre a gente fluiu demais. Mesmo vivendo em estados diferentes, os assuntos que tratamos nas nossas músicas, como a cultura preta, jovem e periférica, trazem experiências que são universais, felizmente ou infelizmente”, explica a artista, que vê a conexão de realidades de diferentes periferias como a criação de um “Megazord periférico”.
As referências musicais buscadas por Mayí também reforçam a conexão entre realidades aparentemente distintas, mas que são atravessadas pelo racismo. “Além de ter vivências cotidianas da minha vida e situações que já passei com a minha família como inspiração, eu busquei referências em artistas que também projetam esse tipo de mensagem em suas músicas, como MV Bill, Lauryn Hill e Death Grips”, conta a mineira que também tem entre suas influências o grupo de rock e reggae Baiana System e a diva do pop Rihanna.
Mayi começou a compor por volta dos 13 anos de idade, época de escola e descobertas artísticas, na mesma época em que começou a estudar música. Para a composição de “Reai$”, a artista pensou em Malcolm por causa das similaridades de vivências entre um dos fatores para escolha. “O processo foi incrível, muito leve. Conheci o trabalho do Malcolm e após o Coyote me enviar o beat e eu compor a minha parte pensei muito nele pelo que conhecia da sonoridade do trabalho dele, pensei que tinha muito a ver. Ele é de quebrada, representa a resistência do nosso país e carrega muito do que eu queria passar com esse single, ele topou sem hesitar e construímos uma conexão memorável ao longo desse processo.O lançamento de “Reai$” sucede o single “Sedenta”, lançado por Mayí em março. A música chega nas plataformas de streaming pelo selo MacacoLab (braço da produtora A Macaco, que produz o mega festival Sarará) e ganhou videoclipe já disponível no canal de Mayí no YouTube.