Mundo Negro

Quando pensar em tecnologia, pense em Ruanda

Foto: Governo de Ruanda

País africano tem se tornado destaque no uso e na produção de insumos tecnológicos e tem sido ponta de lança nas discussões sobre o tema

O que vem à sua mente quando você pensa em Ruanda? 28 anos após o terrível massacre que tomou conta do país, para muitas pessoas este é o tema que sobressai quando se menciona o território africano. No entanto, já há alguns anos, o país tem se tornado referência quando o assunto é tecnologia.

Notícias Relacionadas


Ruanda sediou o Mobile World Congress, congresso mundial sobre tecnologia móvel, que aconteceu em Kigali entre os dias 25 e 27 de outubro. Na ocasião, o país apresentou o Projeto de Aceleração Digital de Ruanda, com investimento de US$ 200 milhões, que busca aproveitar smartphones acessíveis e concentrar o acesso à Internet em escolas e hospitais.

Este passo marca uma caminhada que o país da África subsaariana tem solidificado quando o assunto é tecnologia. Em março deste ano, o Ruanda lançou o Centro para a Quarta Revolução Industrial, que promete ser um pólo de fomento para a transformação digital, com foco na governança e na segurança de dados.

Para a ministra de Ciência e Tecnologia da Informação de Ruanda, Paula Ingabire, a pandemia acelerou processos neste assunto. “A COVID-19 revelou o verdadeiro potencial da tecnologia digital. O status quo foi revisto, um processo que anteriormente pensávamos que poderia levar 30 anos e, em muitos lugares, aparentemente acontece da noite para o dia”.

E foi durante a pandemia que Ruanda se tornou um caso internacional de sucesso ao usar robôs na linha de frente do atendimento a pacientes e poupar vidas de milhares de profissionais de saúde. Os robôs conseguiam medir a temperatura de 200 pacientes em apenas um minuto e diminuíram o contato entre paciente e profissional de saúde, reduzindo a propagação do vírus dentro dos hospitais.

Além disso, uma política de testagem e vacinação em massa, tanto para ruandeses quanto para estrangeiros, fez com que o país, que foi o primeiro do continente a registrar a presença do coronavírus, conseguisse controlar a disseminação do mesmo de maneira exemplar. Bem diferente do que aconteceu no Brasil, por exemplo.

Ruanda também foi o pólo onde se desenvolveu a tentativa de uma primeira produção africana de smartphones 100% feitos no continente. Apesar de a empresa ter encerrado suas operações algum tempo depois, é um sinal importante de que o país não está brincando quando o assunto é inovação tecnológica.

Para muito além do que imagens estereotipadas e racistas que pretendem aprisionar o país e o continente africano como ambiente de guerras e conflitos civis, quem está conectado no século XXI deve pensar em Ruanda quando o assunto for tecnologia.

Conteúdo patrocinado por Boeing, trazendo informação sobre diversidade e inovação:

Empresa aeroespacial líder global, a Boeing desenvolve, fabrica e presta serviços de manutenção a aviões comerciais, produtos de defesa e sistemas espaciais para clientes em mais de 150 países. Como um dos principais exportadores dos EUA, a empresa aproveita os talentos de uma base global de fornecedores para promover oportunidades econômicas, sustentabilidade e impacto na comunidade. A equipe diversificada da Boeing está comprometida em inovar para o futuro, liderando com sustentabilidade e cultivando uma cultura baseada nos valores fundamentais da empresa de segurança, qualidade e integridade.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

Sair da versão mobile