Mundo Negro

Quadras Indestrutíveis: projeto pretende tombar e preservar quadras de basquete ameaçadas em todo o Brasil

Foto: Freepik.

Quadra na Mooca, SP, acaba de ser revitalizada com a ajuda da iniciativa, que até o final de 2022 prevê a transformação de mais cinco espaços

Preservar quadras de basquete de rua nas cidades é o principal objetivo do projeto Quadras Indestrutíveis, uma iniciativa da agência Africa em parceria com a Budweiser. Com o aumento da especulação imobiliária, espaços como as quadras se tornam visados para a construção de novos imóveis e até estacionamentos. Tentando evitar a extinção destes espaços, a cervejeira encontrou uma brecha na Lei de Tombamento Brasileira que diz que “um lugar de interesse público com valor artístico é considerado patrimônio público e não pode ser demolido”.

Notícias Relacionadas


Assim, a ideia é encher de valor artísitico e cultural, quadras abadonadas do país, contando com a colaboração das pessoas que vivem em torno destas quadras. A ação da agência Africa contempla a realização de um projeto artístico, com relevância cultural ao local, em uma quadra de rua. Com o projeto realizado, é possível entrar com um pedido de tombamento. Para isso, a Budweiser resumiu o processo em cinco passos, descritos no site  www.quadrasindestrutiveis.com.br : 1) Escolha uma quadra pública de basquete; 2) Encontre um tópico relevante para a cultura local; 3) Selecione um artista; 4) Budweiser conecta o artista, a quadra e você; 5) Entre com o pedido de tombamento.

“Esse é um projeto extremamente relevante, que dá poder para as pessoas exigirem o que é delas por lei. Cada dia que passa é mais comum vermos quadras abandonadas, sem cuidado ou iluminação. As pessoas não merecem esse descaso, elas merecem cultura e lazer,” comenta André Mota, gerente de estratégia da marca Budweiser na Ambev.

O projeto piloto, realizado com sucesso em uma quadra em Natal, no Rio Grande do Norte, mostrou o potencial de transformação da iniciativa. A Budweiser convidou um artista local, que criou uma arte homenageando um dos principais jogadores brasileiros de basquete, também nascido na cidade, Oscar Schmidt. Após a realização da obra, o pedido de tombamento foi feito e levado para o secretário de cultura junto ao prefeito. Hoje, a quadra já é considerada um patrimônio cultural e não pode ser demolida. Daqui em diante, ela servirá apenas para lazer, entretenimento, cultura e até como ponto turístico na cidade.

Pelo site, já foram registradas cerca de 16 quadras, que agora estão no processo para receberem um artista e serem transformadas. Na Mooca, tradicional bairro da cidade de São Paulo, SP, uma quadra acaba de ser finalizada.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

Sair da versão mobile