A Firjan Sesi e a Emu Produções lançam nesta quarta-feira (21) o projeto Retomada Teatros Negros, no Teatro Sesi Firjan, às 18h, no Rio de Janeiro. O evento terá palestra da poeta, ensaísta e dramaturga Leda Maria Martins, autora cujos estudos inspiram a iniciativa, com o tema “Encruzilhadas da Cena Negra: Formação como Caminho de Retomada”.
As inscrições para as qualificações, que ocorrem entre junho e julho, estão abertas. O objetivo é formar artistas a partir de tecnologias do teatro negro, integrando práticas corporais, vocais, teóricas e de gestão artística e financeira, todas fundamentadas em saberes afro-diaspóricos.
Notícias Relacionadas

Com carga horária de 92 horas, as aulas ocorrerão às terças, quartas e quintas-feiras, das 9h às 13h15, e incluirão palestras e mesas de conversa. A grade curricular abrange disciplinas como Teatralidades, Treinamento do Ator (fisicalidade, voz, canto), História dos Teatros Negros, Gestão de Carreira e Direção de Arte.
Segundo Sol Miranda, atriz, roteirista e idealizadora do projeto, a proposta vai além de oficinas convencionais. “Cada encontro gera uma dinâmica única, onde memórias, práticas e experimentações se entrelaçam para criar conhecimento vivo, situado e comprometido com outras formas de existência e criação”, explica. “Promovemos uma verdadeira encruzilhada fértil de trocas, entre o passado e o presente e o que ainda vamos construir”.
O lançamento do Retomada Teatros Negros é gratuito e aberto ao público. Mais informações podem ser obtidas no site da Firjan Sesi.
Notícias Recentes
