Programa “As Executivas do Amanhã” terá como mentoras 10 mulheres negras executivas de sucesso

0
Programa “As Executivas do Amanhã” terá como mentoras 10 mulheres negras executivas de sucesso
Foto: Nappy

O programa de mentoria “As Executivas do Amanhã” vai selecionar dez estudantes de qualquer parte do país, a partir do segundo ano de graduação, para sessões de mentoria com dez mulheres negras executivas de sucesso. Nesta 5ª edição nacional, as inscrições estão abertas até 07 de junho. São três etapas de seleção e três sessões de mentoria ao longo do ano com as profissionais conceituadas em suas áreas de atuação, escolhidas pela organização.

A superintendente de Engenharia de Software do Itaú, Carla Moraes, é uma das mentoras. Ela ressalta a necessidade de começar a discussão sobre liderança com mulheres que ainda estão estudando. “Quando fazemos uma carreira muito natural e intuitiva, sem discutir os assuntos, nos pautamos pelas referências que temos e estas ainda são de uma liderança muito masculina, padronizada”, revela.

Para outra mentora, Camila Arruda, Diretora de RH, da Siemens Gamesa, esse tipo de iniciativa abre portas, dá mais visibilidade e informação para essas jovens que ainda estão se graduando, além de mostrar exemplos de mulheres, que também são mães e conseguiram chegar em posições executivas. “O Programa Executivas do Amanhã traz essa perspectiva de dizer que é possível mulheres trilharem carreiras de sucesso, inclusive as técnicas que estão cada vez mais em alta. Mostra que elas não precisam estar só nas carreiras administrativas, ou em função de suporte, podendo também ocupar cadeiras de liderança”, finaliza.

A EXEC, uma das principais consultorias em Recursos Humanos do mercado brasileiro, em parceria com a Huddle Brasil, é responsável pela iniciativa. As inscritas podem ser de qualquer curso superior de graduação reconhecido pelo MEC, sem limite de idade.

Após as etapas de inscrição, do processo seletivo em formato de game de competências da Huddle Brasil, e das entrevistas finais com sócios, serão escolhidas dez estudantes, duplas serão criadas de acordo com o perfil de mentoras e mentoradas, para que possam tirar o melhor destas conexões. A mentora Carla Moraes espera que as estudantes percebam que existem executivas mulheres negras em diversos segmentos e posições, e que possam, desde o início da carreira, projetar suas expectativas profissionais em posições de liderança e ir alimentando o tema na sociedade de forma evolutiva.

Foto: Nappy

A iniciativa de promoção de lideranças femininas nas empresas e escolha de mentoras negras para essa edição, está alinhada com o Comitê da Diversidade da EXEC por um mundo corporativo mais diverso. A expectativa é que, como nas outras edições, o programa seja bem sucedido nas trocas de experiências e momentos enriquecedores, com mulheres inspiradoras que aceitaram o desafio de compartilhar e expandir conhecimentos e desafios de diversidade. Acesse o site para inscrições aqui.

As mentoras do programa “As Executivas do Amanhã” – 2021:

Débora Ferraz – Gerente Global de Talent Acquisition, da BRF; Camila Arruda – Diretora de RH da Siemens Gamesa Energia Renovável Ltda; Katia Souza – Business Operations Director LATAM, da Aligntech; Elisangela Rodrigues Almeida – Diretora Executiva – Grupo In Press; Christiane Ferreira Neves – Diretora Comercial LATAM – da Brenntag Group; Valentine Giraud- Faculty/Board Member, da Think School of Creative Leadership; Thereza Moreno – Vice -Presidente Financeira, da Prudential do Brasil Seguros de Vida S/A; Lisiane Lemos – Gerente de Novos Negócios, do Google; Carla Moraes – Superintendente de Engenharia de Software, do Itaú; Dilma Souza Campos – CEO, da Outra Praia.

Sobre a EXEC: Fundada em 2009, a EXEC é uma das principais consultorias em Recursos Humanos do mercado brasileiro, especialista na seleção de profissionais em nível de gestão, diretoria, presidência e membros de conselhos de administração, para empresas de diferentes portes e setores, sejam nacionais ou multinacionais.

Sobre a Huddle Brasil: Fundada em 2018, a Huddle acredita em um processo seletivo que vai além do currículo e objetiva alcançar mais equidade nas oportunidades de emprego, ajudando empresas na redução do viés inconsciente de suas avaliações, através de soluções 100% digitais, interativas, dinâmicas e escaláveis.

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display