A prefeitura da cidade de Valinhos, em São Paulo, que ficou famosa nacionalmente nas ultimas semanas devido ao caso de discriminação sofrido pelo motoboy Matheus, anunciou na ultima quinta feira que a antiga EMEB Serra dos Cocais (a maior escola da cidade), agora passa a se chamar EMEB Dirce Antonio em homenagem a educadora negra de mesmo nome, falecida em 30 junho de 2009.
A pedagoga e poetisa nascida em Valinhos, 10 de junho de 1943, era filha de lavradores. Ela se formou em 1969 no Instituto de Educação Estadual Carlos Gomes,e fez licenciatura em letras (inglês e português) na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de São João da Boa Vista. Dirce, atuou durante anos no MOBRAL, o antigo Movimento Brasileiro de Alfabetização, lecionou em diversas escolas e fazendas da região, além de ter sido diretora de uma escola por quatorze anos.
Com um método de ensino baseado na orientação, motivação, e escuta de seus alunos, Dirce Antônio se tornou uma educadora conhecida na época em que trabalhava, e até hoje. Apesar de infelizmente não estar viva para receber a homenagem, sua família faz isso por ela muito bem. Dirce, sempre recebeu o apoio de seus familiares para estudar e trabalhar, e isso era mutuo, já que ela passava seu conhecimento a diante, principalmente com seus sobrinhos.
Esperamos ter muitas outras Dirces sendo reconhecidas pelo Brasil e mundo. E que finalmente entendam, que se alguém merece ter escola, rua, prédio, monumento com o seu nome, esse alguém deve ser uma pessoa de impacto positivo para a sociedade. Alguém que tenha feito algo pela educação, arte, cultura, saúde. Chega de homenagearmos assassinos e escravagistas.
Por mais mulheres negras ocupando espaços públicos.