Começa nesta próxima quinta-feira (25), a primeira edição do Africa Fashion Week Brasil (AFWB). O evento, que vai até o dia 27 de maio no Expo Center Norte, em São Paulo, tem o objetivo de projetar a estilização africana, por meio do incentivo e promoção de novos designers que desejam exposição de suas obras. No Brasil, o Africa Fashion Week (AFW) é uma iniciativa do Instituto Internacional FEAFRO, pilotado pela empresária, agente cultural e articuladora de oportunidades de negócios entre o Brasil e o continente africano, Silvana Saraiva.
De acordo com o site oficial do evento, o AFWB foi configurado para conquistar as raízes profundas do sentimento de ser brasileiro, preenchendo uma lacuna histórica e projetando o estilo africano na sociedade brasileira. “É a representação de um poderoso incentivo que fortalece a promoção de novos designers, carentes de recursos para apresentar suas coleções e seus trabalhos”, diz o site oficial.
Notícias Relacionadas
Inicialmente, o Africa Fashion Week Brasil iria acontecer em 2020, mas por conta da pandemia, os planos mudaram e a primeira edição foi pensada para 2023. “Entendemos que precisávamos trabalhar AFW não simplesmente como uma ferramenta tendências para a moda e estilo de vida. Mas também como um fator de alavancagem de empreendedorismo preto. Ou seja, trazendo esses designers, trazendo outros profissionais, empresas pequenas, médias, micro que estejam dentro desse setor ou voltada ao setor da moda”, destaca Silvana em conversa com o MUNDO NEGRO.
“Realizar esse evento se torna uma ferramenta extremamente tangível para combater o racismo estrutural e promover a diversidade. Ele é um evento que está totalmente fundamentado dentro da pauta ESG. É um evento que vem promover uma disrupção dentro da moda”, diz Silvana. A versão brasileira do AFW tem como foco a utilização da moda como instrumento de sustentabilidade e mudança social.