No Dia da Consciência Negra, 20, acontece no Brasil, a primeira Olimpíada de Afrodiversidade (OBAFRO). Gratuita e online, a prova reúne questões de História, Sociologia e Literatura focadas no tema da Afrodiversidade, contendo obras de personalidades negras, história dos povos africanos e casos contemporâneos.
A prova acontece em uma única fase e pode ser realizada por pessoas de todas as idades e em todo o país, além disso, os interessados podem se inscrever até o dia 19 de novembro através do site oficial: www.obafro.com. O resultado da prova será divulgado no dia 14 de janeiro.
Notícias Relacionadas
A OBAFRO foi criada pela Comissão de diversidade da Prep Olimpíadas, reconhecido como o maior projeto social dedicado a olimpíadas científicas no Brasil, e para a primeira edição já conta com 7 mil inscritos e 36 escolas parceiras que inscreveram seus alunos para participar do teste.
“A participação em olimpíadas científicas tem um grande potencial de melhorar o desempenho dos alunos na escola e os temas dessas competições variam muito. Os alunos se mostraram esperançosos com os rumos que essa temática pode ter na escola. Muito pouco é falado sobre história da África, normalmente o ensino tradicional foca na história da Europa e do Brasil. Queremos mudar isso!”, explicou Millena Xavier Martins, Presidente e Fundadora da Prep Olimpíadas e uma das colaboradoras do Comitê de Diversidade Organizador da primeira edição da OBAFRO.
A Olimpíada de Afrodiversidade tem entre seus principais objetivos promover a conscientização e a promoção da igualdade racial na sociedade, criando um espaço inclusivo para discutir e entender questões relacionadas à raça e à diversidade.