Nesta sexta-feira, 6, o Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo (CCBB SP) inaugura a ocupação Trilogia Matriarcas, uma homenagem à vida e obra de Helena Theodoro, a primeira doutora negra do Brasil. A programação gratuita, que marca os 80 anos da pensadora, destaca sua atuação em defesa da cultura afro-brasileira e na luta contra o racismo. Com espetáculos teatrais, exposições, debates e oficinas, o evento apresenta um panorama do legado multifacetado de Helena.
O eixo principal da ocupação é a trilogia teatral Matriarcas, que reúne três montagens inspiradas nas vivências de Helena Theodoro e nas narrativas de mulheres negras. A peça Mãe de Santo, com dramaturgia de Renata Mizrahi e direção de Luiz Antônio Pilar, tem Vilma Melo no papel principal e aborda temas como ancestralidade e espiritualidade. Já Mãe Baiana, estrelada por Dja Martins e Luiza Loroza, tem texto, inspirado na própria experiência de Helena ao perder um filho. Por fim, Mãe Preta, com dramaturgia de Valesca Lins, retrata a superação de perdas e a reconstrução de uma mulher como pilar de sua comunidade.
Notícias Relacionadas
Além das peças, a exposição Baobá de Memórias – uma homenagem à Léa Garcia presta tributo à atriz em seu último trabalho, na versão audiovisual de Mãe Baiana. A mostra reúne fotos, figurinos e um labirinto de turbantes, além de exibir uma instalação central em forma de baobá.
Complementando a ocupação, seis mesas de debate trarão temas como escrevivências femininas, o sagrado feminino e a diversidade, com participações de nomes como Sueli Carneiro, Elisa Lucinda e Luana Xavier.
Programação amplia vivências culturais
O público também poderá participar de palestras, oficinas e apresentações musicais. Entre os destaques estão as oficinas de sonoridades com Dani Nega (15/12) e de dança afro com Fernanda Dias (22/12), além da palestra de Helena Theodoro sobre as filosofias africanas (7/12).
Confira a programação completa no site do CCBB SP (CLIQUE AQUI)