Os corpos negros sempre estão associados às imagens de dor e violência. Pretxs e Plantas é um projeto que veio tentar mudar esse cenário e mostrar nossa pluralidade, mas especificamente, o amor das pessoas pretas pelo verde, pela natureza.
Desde um vasinho no apê até a um quintal repleto flores e pés de frutas, a ideia do projeto é compartilhar o amor que a comunidade negra tem com as plantas por meio de fotos no Instagram.
Notícias Relacionadas
O jornalista Anderson Ferchá, responsável pelo Pretxs e Plantas dá mais detalhes:
“A gente está formando uma comunidade. Tem pessoas que entendem mais e vão usar o nosso canal pra trocar. Sou jornalista, então estou buscando as pessoas especialistas pra falar. Mas a questão das plantas vai além, estamos trabalhando com memória, relação de pais e filhos usando o cultivo como elemento facilitador. E a questão da imagem como inspiração. Vou trazer pessoas pra conversar sobre seus cuidados com as plantas, suas relações. Acho que todo mundo tem algo para ensinar”.
Durante a pandemia aumentou o interesse das pessoas pelas plantas, afinal, elas acabam sendo uma das formas de estarmos perto da natureza e ajudam muito nas questões de saúde mental.
E essa é uma das outras motivações de Anderson.
“Nosso povo está desconectado da terra. E cada um está em um ponto dessa jornada de reconexão. Eu estou no meu tempo. Posso ajudar, mas também aprender com quem está mais avançado. No fim, o importante vai ser a troca, formação de comunidade”, comenta Ferchá que detalha: “Eu sempre tive plantas. Faço mudas, estou num processo de cuidar de um jardim pra ajudar na recuperação de uma tia preta com depressão”.
Como participar:
Para participar do projeto ou buscar parceria, basta enviar um e-mail com suas fotos cercado de plantas, com os devidos créditos, para pretxseplantas@gmail.com elas serão publicadas no Instagram: @pretxseplantas